O que é link building interno?

Crie um Blog Grátis no Webnode

link building

Receber milhares e milhares de visitas diárias é o sonho de qualquer blogueiro para com o seu blog, e isso é possível, ainda mais quando temos certo conhecimento em SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é do que utilizar de algumas estratégias para posicionar melhor cada artigo produzido ou ainda o blog como um todo. Uma das principais técnicas de SEO é chamado de Link Building, a qual se divide em Link Building Interno e Link Building Externo. Vou aqui falar sobre o primeiro, ficando o próximo artigo de segunda para falar mais sobre o externo.

O QUE É LINK BUIDING?

Link Building é o fato de você criar links em determinados textos âncoras para outras páginas dentro de cada artigo que você possuir, de modo que um texto possa completar a qualidade do outro perante o Google. Funciona da seguinte maneira, eu estou aqui escrevendo este artigo quando cito a palavras “google adsense“, pode ver que ela esta linkada para um pagina dentro do meu blog (Link Building Interno) que fala justamente sobre o adsense. Agora eu também posso estar aqui escrevendo e citar a palavra “Ganhar Dinheiro”. Veja que esta linkada para o Blog na Carteira, blog que de fato ensina a ganhar dinheiro, então as palavras e o destino possuem relação. No segundo exemplo é  Link Building Externo, pois esta indo para fora do blog.

PORQUE FAZER LINK BUILDING INTERNO?

  • O Google gosta, pois ao linkar para outra paginas você esta dizendo que aquela pagina é importante para seu leitor e além de passar autoridade para o artigo principal, ainda reforça os artigos interligados.
  • Diminui a taxa de rejeição. Ao dar opções de onde o leitor pode ir ao terminar o artigo é muito importante, por isso faça o link building externo como forma de diminuir a taxa de rejeição do seu blog.
  • Estratégia de SEO eficaz. Quando você faz a linkagem interna para determinadas palavras chave, você acaba por melhor a indexação no Google para essas mesmas palavras.

DICAS PARA APLICAR O LINK BUILDING INTERNO

Vou passar algumas dicas as quais eu mesmo estou acostumado a utilizar de modo que ajude no seu posicionamento ao invés de atrapalhar, ja que o mal uso desta técnica pode acarretar em penalização por parte dos mecanismos de busca como o Google.

  • No máximo 4 links a cada 500 palavras, caso passe disso pode poluir visualmente a pagina e acabar por te prejudicar.
  • Evite enviar links desnecessários para outros blogs, apenas quando necessário.
  • Texto âncora + title + URL. Todo o seu texto âncora deve estar com as palavras que conterem no title (igual ao texto) e a URL. Por exemplo, o texto Tema grátis para WordPress contém o title e a URL da pagina linkada relacionadas.

JA SABE COMO APLICA O LINK BUILDING INTERNO?

Sobre Arlindo Armando

Sou um adolescente de 17 anos, estudante. Em minhas horas vagas escrevo para o Blog na Carteira e para o Criar Blog. Gosto de praticar esportes, nomeadamente futebol, e fazer academia.
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Olá Arlindo,

    Artigo interessante, e extremamente eficaz. É possível perceber de forma rápida que os links internos dão uma ajuda imensa para os artigos dentro do blog.

    Há uma outra vantagem que vejo nesta técnica, que é aproveitar os plagiadores. Muitos apenas selecionam o texto inteiro, dão Ctrl+c e Ctrl+v, e não se dão o trabalho de limpar os links, ou seja, você acaba ganhando links externos dos plagiadores.

    Isso acontece com mais frequência ainda, quando os artigos são copiados diretamente pelo RSS Feed por robôs, sem interação humana.

    Parabéns pelo artigo!

    Abraço!

    • Olá Matheus, de fato a linkagem interna ajuda também na obtenção de backlinks, mesmo que de má qualidade 😀

      Abraços, Arlindo Armando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *