Se você utiliza o WordPress, poderá evitar erros 404 (de página não encontrada) utilizando o plugin Redirection que permite criar redirecionamentos do tipo 301 de links que já não existem mais.
O redirecionamento 301 funciona indicando aos grandes buscadores que o link em questão foi movido permanentemente para outro endereço, redirecionando os visitantes e passando toda a credibilidade para a nova página, o que é muito interessante para otimização.
Esse plugin é útil para quando você precisa deletar posts em seu blog, mas não quer deixar que erros 404 (página não encontrada) sejam gerados a todo momento, o que além de ser uma experiência ruim para os visitantes, pode levar o seu blog a ser penalizado pelos buscadores.
Com o plugin, basta criar um redirecionamento para uma página que tenha um conteúdo semelhante ou mesmo para outro site na Internet, para que o problema seja resolvido. Sem erro 404 e sem penalização.
Mas aí você pode estar pensando “Mas eu posso eliminar todos os links em meu blog que estão apontando para a página deletada e isso resolveria o problema“.
Bom, não é bem assim. Embora você possa eliminar “em seu blog todos os links apontando para a página deletada”, os buscadores e outros sites e blogs dos quais você não tem total controle poderão continuar enviando visitantes para a página em questão, o que inevitavelmente continuará gerando erros 404.
Como funciona o Plugin
Uma vez que você tenha instalado o plugin em seu blog, ele irá aparecer na aba “Ferramentas” e em “Redirection“. Clique sobre o link para abrir o gerenciador de redirecionamentos.
Adicione então o link de origem e o link de destino para o qual o redirecionamento deve ser criado e salve a alteração.
No exemplo acima, toda vez que alguém tentar acessar o endereço
https://www.criarblog.com/google-trends/
Será redirecionado automaticamente para a página
E para quem utiliza o Blogger
Bom, se você utiliza o Blogger ou um construtor de sites como o Wix ou o Webnode, infelizmente não poderá utilizar nenhum tipo de redirecionamento 301, pois estes serviços não oferecem acesso a raiz do servidor e nem oferecem uma forma de fazer este tipo de redirecionamento.
Gostou desta dica? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.