Widgets são Realmente Úteis no Blog?

Widgets são Realmente Úteis no Blog

Ao criar seu primeiro blog, seja ele em WordPress ou Blogger, notará que existe uma imensa quantidade de widgets a sua disposição, na maioria dos casos são gratuitos e bastante simples de serem instalados. A princípio todas estas possibilidades a poucos cliques pode parecer algo muito bom, o que nos leva a ir instalando diversos widgets, mas será que são realmente necessários? Vão de fato ajudar o blog ou apenas atrapalhar?

Antes de entender quais são os widgets que podem ajudar é preciso ter claro como um widget poderia atrapalhar seu blog, afinal geralmente são apenas scripts relativamente simples que trazem algumas informações não é mesmo? Bem, em teoria sim, mas na prática existem alguns problemas que podem ocorrer, veja a seguir alguns riscos de ter qualquer widget instalado em seu blog:

Páginas lentas: ter muitos objetos (widgets, imagens, players, etc) em uma página tornam o carregamento dela mais lento, com isto é mais difícil ter um bom posicionamento nos resultados do Google e consequentemente terá menos visitas em seu blog.

Excesso de informações: com muitas informações em uma única página a tendência é que seus leitores acabem tendo sua atenção desviada pelos widgets, assim não lendo seu texto e nem mesmo interagindo com publicidades (caso tenha).

Poluição visual: mesmo que os widgets que esteja utilizando não tenham muitas informações (que seria o caso anterior) é importante notar que o excesso de “coisas piscando” na tela certamente irá causar incômodo nos leitores fazendo com que saiam de seu blog.

Script malicioso: todo widget é feito através de códigos, que podem executar exatamente o que se propõem a fazer ou em alguns casos outras tarefas também, como por exemplo conter vírus, portanto é sempre bom ter certo cuidado na hora de adicionar algo a seu blog.

Como Escolher Widgets para o Blog?

Mesmo havendo estes (e outros) problemas que podem ocorrer devido aos widgets não há como negar que podem ser extremamente úteis, portanto alguns certamente serão utilizados em seu blog. Aqui vou passar algumas dicas de como avaliar se o blog precisa ou não de determinadas funções oferecidas pelo widget.

De um modo geral deve eliminar qualquer widget que leve seu leitor para fora de seu blog (caso não seja publicidade), caso por algum motivo decida deixar é importante que adicione o atributo “nofollow” em qualquer link que este widget possua, para isto precisará ter acesso ao código do widget e adicionar o atributo no link como pode ver a seguir:

<a href=”http://enderecodolink.com/” rel=”nofollow”> Endereço do link </a>

Para a maior parte dos blogs é interessante manter widgets que tragam o conteúdo do próprio blog como artigos relacionados, artigos populares, artigos recentes, comentários, etc. Este tipo de widget ajuda seus leitores a encontrar mais conteúdo e consequentemente permanecer mais tempo em seu blog.

Outro widget que também é recomendável ter é um com um formulário de busca interna no blog, desta forma caso seu leitor não esteja encontrando o que procura através dos outros widgets certamente encontrará fazendo uma simples busca. Para quem pretende ganhar dinheiro com seu blog a dica é utilizar o formulário de buscas do Google Adsense, desta forma estará ganhando dinheiro e também facilitando para que seus leitores encontrem o que procuram.

Em alguns casos específicos outros widgets podem sim ser úteis, por exemplo para sites relacionados a turismo em uma determinada região é interessante ter a previsão do tempo, já para sites de pescaria e esportes náuticos uma tabela das marés poderá ser útil. O importante é sempre ter certeza de que o que está adicionando a seu blog é de fato útil para seus leitores, não adianta adicionar algo que não esteja ajudando pois se não ajudar certamente irá atrapalhar o blog.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *