Utilize o atributo Nofollow e evite ter seu blog penalizado pelos Buscadores

nofollow

Muitos blogueiros postam comentários ou me mandam emails desesperados querendo saber porque seus blogs não aparecem nos buscadores ou então deixaram de ser indexados 😯

Os motivos podem ser vários, sendo que os mais comuns são a falta de conteúdo, conteúdo fraco ou copiado de outros blogs. Porém existe outro motivo que sempre acaba pegando os blogueiros desavisados, que é a ausência do atributo nofollow em links de parceiros, programas de afiliados e links patrocinados.

O problema é que o Google utiliza os links que os sites e blogs geram para sites de terceiros como o um poderoso medidor de qualidade, ou seja, quanto mais links um site recebe de outros sites, mais importante este site pode ser para o Google e consequentemente conseguir melhores posições nos resultados das buscas.

Se  atributo não estiver presente neste tipo de links, o blog pode ser punido ou em casos extremos até banido permanentemente dos buscadores, por tentar manipular mesmo que de forma inocente, os resultados das buscas.

O que é o atributo nofollow

O atributo nofollow é um pequeno código criado pelo Google e que em seguida foi adotado pelos buscadores Yahoo e MSN. Ele deve ser inserido junto aos links indicando aos buscadores que o link não deve ser seguido, ou seja, o link não irá ajudar o blog que recebe a melhorar seu posicionamento.

Esta tag foi criada como uma forma de amenizar o número cada vez mais crescente de spans em blogs e fóruns para a manipulação do posicionamento dos sites que estavam tornando seus algoritmos de indexação inúteis.

Como funciona

Na maioria das vezes o código HTML de um link normal é formado da seguinte forma:
Visite o <a href=”http://www.criarsites.com/” >Criar Blog</a>

Que ficaria assim para os leitores:
Visite o Criar Blog.

Com o atributo nofollow o link é construído da seguinte forma:
Visite o <a href=”http://www.criarsites.com/” rel=”nofollow” >Criar Blog</a>

Que ficaria assim para os leitores:
Visite o Criar Blog.

Ambos os links parecem iguais para o visitante, mas não para os buscadores que identificam o atributo nofollow dentro do código e passa a ignorar o link, evitando que ele ajude a melhorar o posicionamento do site que recebe o link.

Conclusões
O uso desta tag não irá melhorar o posicionamento do seu blog, na verdade ele vai é impedir que seu blog seja penalizado, portanto se você deseja receber visitantes com a ajuda dos buscadores, o uso da tag nofollow em links de parceiros, programas de afiliados ou links pagos (anunciantes) é obrigatório.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Muito boa a sua postagem, abriu os meus olhos.
    Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *