Melhoras no SEO do Blogger

Blogspot SEO - Logo

Olá leitores do Criar Blog! Hoje eu venho lhes trazer uma notícia tremendamente importante e também interessante. Muito ja se falou na questão do Blogger não ser a melhor plataforma para aplicar-se o SEO, ou outros impecílios da plataforma, mas quem esta por trás dela é a Google, e ontem veio uma resposta da mesma diretamente na plataforma. Muita coisa mudou na questão do SEO na plataforma Blogger, mudanças 1000000% benéficas e hoje vou passar a vocês as principais delas.

TAG ALT E TITLE NAS IMAGENS

Essa era uma reclamação mútua acerca da plataforma blogger, porém que agora não será mais. A Google implantou agora a opção de adicionar facilmente essas tags, coisa que antes era realmente muito complicado de ser feito. Para utilizar a funcionalidade, basta carregar normalmente sua imagem para dentro do artigo. Depois clique nela e na barra de edição da imagem terá uma nova opção “Properties”. Clique nela e agora basta editar as informações como desejar.

tag alt title

Caso não saiba para que server essas tags vou dar aqui uma pequena explicação. O Titulo da imagem é importante para atribuirmos palavras chave a elas. A descrição serve para que quem pesquisar e encontrar sua imagem verá essa descrição editada por você. Essas tags são importantíssimas principalmente quando falamos no Google Imagens.

 

NOFOLLOW EM UM CLIQUE

Sempre foi complicado atribuir o atributo nofollow no Blogger devido ao código HTML que não é dos melhores, ficando difícil até mesmo encontrar os links e atribuir o nofollow. Agora isso ficou muito fácil, bastando que ao adicionar o link você já poderá marcar uma caixa com a opção “add ‘rel=nofollow’ Atributte” . Caso você não saiba o que é nofollow, leia este artigo: Como adicionar o atributo nofollow em seus artigos.

CONTEÚDO DUPLICADO

O Blogger era sem dúvidas uma plataforma escassa em alguns pontos importantes, isso era até meio estranho, pois basta ver quem é a dona e perguntar: “porque ela era assim?!”. Felizmente a Google alterou muita coisa, e agora também podemos evitar gerar conteúdos duplicados.

tags de cabeçalho

HOMEPAGE PERSONALIZADA

Agora é também possível personalizar a descrição da pagina inicial do seu blog no Blogger. Antes essa descrição era feito de maneira automática pela própria plataforma, mas agora você poderá melhorar ainda mais o SEO de seu blog. Basta ir em configurações > Preferências de pesquisa.

PINGBACKS

Não tenho certeza se essa ja era uma funcionalidade existente na plataforma blogger, porém dei uma olhada em tudo por la e encontrei a opção de exibir pingbacks, ou seja, assim você será informado sempre que outro blog referenciar um artigo seu. Essa funcionalidade é de extrema importância, pois é sempre inteligente retribuir o favor, seja com um link de volta, ou um comentário no artigo.

CONCLUSÃO

O Blogger precisava destas alterações. Era algo que faltava nesta plataforma, agora felizmente todos os usuários do Blogger poderão ficar muito melhor indexados no Google. Outra funcionalidade que o Iago do Blogando com Facilidade listou, foi a opção de editar a descrição de cada artigo individualmente, porém eu não encontrei essa funcionalidade no meu blog de teste.

O QUE VOCÊ ACHOU DAS MELHORES NO SEO DO BLOGGER?

Sobre Arlindo Armando

Sou um adolescente de 17 anos, estudante. Em minhas horas vagas escrevo para o Blog na Carteira e para o Criar Blog. Gosto de praticar esportes, nomeadamente futebol, e fazer academia.
Adicionar a favoritos link permanente.

10 Comments

  1. Olá Arlindo, parabéns pelo artigo e obrigado por me citar e citar o Blogando com Facilidade. Só quero lembrar que a funcionalidade de descrição para posts individuais só aparece quando você ativa a descrição na homepage. Abraços.

  2. Eu gostei muito dessas melhoras no SEO, Arlindo para colocar a descrição em cada postagem você tem que ativar a opção “Metatags”, o Blogger já tinha a opção “Pingbacks”, está faltando alguma parte do artigo nessa parte do Pingbacks, você esqueceu colocar como ativa.

    Abraços!!!

  3. Agora que eu percebi, já que o Google coloco uma maneira mais fácil de colocar o alt e title na imagem bem que eles também podia ter colocado o title no link.

    Abraços!!!

    • Olá Rosiel, realmente poderiam ter colocado sim, é um ponto que ainda tem que ser melhorado. Por enquanto ainda temos que usar o modo manual de se fazer isso. Obrigado por lembrar este ponto importante.

      Abraços, Arlindo Armando

  4. Olá Arlindo
    Procurando artigos sobre blogs, entrei aqui e encontrei muita leitura boa para os melhorar.Vou aproveitar algumas dicas para tentar melhorar o meu.
    Fui procurar mas não encontro a opção de exibir Pingbacks.Muitas vezes só sei por acaso que referenciaram o meu blog quando postaram trabalhos tirados do meu e gostava de o saber em cima da hora para agradecer,por isso essa opção seria boa para mim. Será que me dá uma dica onde a encontrar?
    Agradecida
    Nélia

  5. Olá Arlindo

    Agradecida pelo esclarecimento.Não percebi que era apenas para o WordPress 🙂

    Abraço
    Nélia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *