Revise seu Blog para ele não perder a Relevância

atualização de conteúdo

A Internet muda em uma velocidade incrível, não é mesmo? O mesmo acontece com o seu blog, que pode estar desatualizado e deixando de  ser interessante para seus leitores como foi um dia.

É importante revisar todo o blog para ver se não tem algo fora de lugar ou conteúdo que já não são importantes. Essa revisão é necessária principalmente se você leva o blog a sério ou que ganhe dinheiro com ele. Afinal, sem visitantes seu blog não é nada além de um fantasma.

Revise os artigos antigos

De tempos em tempos é recomendável que você passe pelos seus artigos mais antigos para ver se está tudo em ordem e se o conteúdo dos posts ainda são relevantes para a atualidade. Muitas vezes um post que você tenha escrito há alguns anos e que outrora tenha sido muito útil para as pessoas, hoje em dia não tem mais valor para ninguém.

Esse tipo de artigo é mais comum em blogs que apresentam conteúdo relacionados a novidades tecnológicas, tutoriais, notícias, entre outros.

revisar conteúdo

Se o conteúdo puder ser atualizado, ótimo, caso contrário você deve apagar o post sem dó, lembrando apenas de verificar se você não possui outros artigos em seu próprio blog apontando link para a página em questão, caso contrário o indexador do Google poderá cair em um desses links e encontrar um erro 404, o que não é bem visto por ele.

De qualquer forma, eu recomendo que utilize um plugin de redirecionamento 301 como o “Redirection” que permite criar redirecionamentos de uma página para outra sem problema de indexamento.

Manter seu conteúdo atualizado é importante para conseguir mais visitantes, pois as pessoas não estão interessadas em materiais que já não tem mais valor nenhum, elas simplesmente não irão aparecer e muito menos irão recomendar para os amigos.

O Google e outros grandes buscadores sabem disso e dão preferência para conteúdo que traga valor para as pessoas, podendo melhorar seu posicionamento nos resultados das buscas, passando na frente de outros materiais semelhantes, mas que estejam desatualizados.

Revise a estruturação do conteúdo

As vezes um post pode estar aparecendo corretamente em um template que você esteja utilizando agora, no entanto ele pode apresentar erros ou distorcer o conteúdo quando você trocar o template por outro ou fizer uma alteração no layout e isso pode estar atrapalhando ou mesmo impedindo a leitura do conteúdo.

Por isso é importante revisar como seu material está sendo exibido para os seus leitores sempre que fizer alguma alteração grande no layout de seu blog e assim poder arrumar o problema o mais rápido possível.

Procure por links quebrados

Links quebrados são links que não levam para lugar nenhum, seja porque a página ou arquivo não existe mais ou porque ele nunca funcionou um dia. Esse tipo de link não é bem visto pelos leitores e muito menos pelos buscadores, que costumam penalizar sites e blogs com muitos links quebrados.

broken-link

Por isso é importante você revisar seu material em busca de links deste tipo. Você pode utilizar um serviço gratuito como o Verifica Links Quebrados ou se você usa o WordPres, poderá utilizar o plugin “Broken Link Checker“.

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo e não se esqueça de divulgar para os seus amigos.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Celso, muito obrigado pela dicas este artigo me ajudou muito

  2. obrigada celso valeu pela dica estou fazendo isto agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *