Responsabilidades ao criar um blog

responsabilidade

É fato que a partir do momento que criamos um novo blog várias responsabilidades vem com isso, e a cada dia que passa eu aprendo mais sobre essa questão. Sendo assim, acho válido fazer um post sobre quais responsabilidades vem acompanhadas da criação de uma página na internet, seja em WordPress, seja no Blogger, ou em qualquer outra plataforma. O que temos que ter em mente é que quando colocamos um blog no ar teremos agora responsabilidades com os leitores e com o meio digital como um todo, vejam as principais delas:

ATUALIZAÇÃO

A partir do momento que você cria um novo blog e pretende levá-lo realmente a sério, ou seja, vai se importar em ter novos visitantes, em mantê-los sempre acessando o blog, entre outros fatores que tornam um blog cada dia melhor, nesse caso você acaba de se responsabilizar a manter um blog atualizado. Pense só em um blog onde você tem um artigo hoje e o próximo vem só daqui dois meses? Ai depois desse segundo artigo uma semana depois tem um novo artigo, e depois mais 2 meses esperando. Certamente os leitores vão deixar de seguir um blog deste tipo, é completamente desagradável ler um blog onde você não tem nem a noção de quando será o próximo artigo. Mantenha mais ou menos uma linha de publicação, nem que seja um por semana, ou 2 por mês, mas faça com que os leitores saibam dessa linha de publicação. Passa confiança ao leitor.

NOVOS CONHECIMENTOS

Jamais vai conseguir fazer sucesso com um blog e ganhar dinheiro com ele se não aprender mais e mais sobre os assuntos que escreve em seu blog. Você pode ter um blog sobre variedades ou de nicho, mas em ambos os casos é importante sempre aprender coisas novas, seja sobre o tema do blog, seja sobre HTML, monetização, escrita, entre outros. Se você sempre fazer a mesma coisa em seu blog, falar sobre os mesmos assuntos e tudo mais, provavelmente você vai enjoar seus leitores e os mesmos não vão mais acompanhar seu blog.

VOCÊ TEM VOZ!

Essa é uma das responsabilidades mais importantes que adquirimos ao criar um blog, a partir de agora você tem voz! Imagina só um blog grande falando mal de uma certa empresa, ou de um certo produto, isso faz uma diferença enorme. Eu ja falei mal de uma empresa de afiliação no Blog na Carteira e recebi alguns brindes para rever meu conceito sobre a empresa e tudo mais. Você pode fazer a diferença  tendo um blog reconhecido, mas também temos que ter muito cuidado com o que será postado. Podem vir bons frutos, mas uma postagem também pode acarretar em um processo ou algo pior. Você tem voz, use-a a favor das coisas boas, se for no embalo e falar mal de tudo e de todos pode em algum momento se dar muito mal.

DIREITOS AUTORAIS

Esse é outro ponto demasiado importante, pois pense só em você pegando uma imagem com direitos autorais e sendo processado? Corre o risco de ter que pagar uma bela indenização. Pense bem antes de pegar uma imagem ou video na internet, ou usar o nome de uma marca de modo que a difame. Em meus blogs por exemplo eu deixo claro que pego as imagens do Google Imagens e que caso contenha direitos autorais basta entrar em contato que eu retiro a mesma do ar. Assim evito conseqüências piores.

ALGUMA RESPONSABILIDADE QUE NÃO CITEI?

Sobre Arlindo Armando

Sou um adolescente de 17 anos, estudante. Em minhas horas vagas escrevo para o Blog na Carteira e para o Criar Blog. Gosto de praticar esportes, nomeadamente futebol, e fazer academia.
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Olá Arlindo,
    Sim, ter um blog é uma grande responsabilidade. E as pessoas nos vêem como gente que não tem o que fazer, vê se pode?
    Mas não é nada disso, temos que cuidar da imagem do site, divulgar artigos, fazer parcerias, correr atrás de anúncios, aplicar SEO, usar técnicas de monetização… ufa, e o pior que tem muito mais!
    Mas enfim, belíssima idéia para artigo e ficou muito bom, parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *