Quero Criar um Blog – Como Faço?

como criar um blog

Seja para Ganhar Dinheiro ou simplesmente para expor suas ideias ao mundo, muitas pessoas pensam em um dia criar um blog, mas não sabem por onde e nem como começar. Se este for o seu caso, confira estas dicas para iniciantes que querem dar o primeiro passo.

Plataformas de Blogs

Basicamente, existem duas empresas que oferecem as melhores plataformas para criação de blogs, cada uma com suas peculiaridades, que podem ou não ser mais interessantes para você. Por um lado temos o Blogger, também conhecido por BlogSpot que é utilizado por pessoas que procuram por uma solução barata e também o WordPress que é mais completo e ideal para quem deseja ganhar dinheiro com o blog. Vamos ver cada um deles.

Blogger

Blog BloggerO Blogger é uma plataforma gratuita oferecida pelo Google, que permite que qualquer pessoa crie um blog em poucos minutos. Basta criar uma conta ou mesmo utilizar uma conta qualquer que já tenho no Google, como o Gmail ou Youtube.

Em blogs criados no Blogspot é possível instalar novos templates (que tenham sido criados especialmente para o Blogspot), assim como é possível instalar Gadgets, que permitem adicionar novas funcionalidades ao blog.

O Blogger é ideal para quem pensa em criar um blog de baixo custo, pois a única coisa que pode ser necessário investir dinheiro é em um domínio do tipo www.seublog.com. Todo o resto é oferecido gratuitamente.

WordPress

wordpress logoO WordPress também é uma plataforma gratuita, que é oferecido de duas formas.

Uma delas é a versão instalada e pronta para uso que é oferecida no endereço https://br.wordpress.com, onde somente é preciso criar uma conta gratuita e começar a blogar. A outra é uma versão em que se obtém um pacote de instalação contendo todos os arquivos do WordPress, que pode ser instalado em praticamente qualquer servidor no endereço https://br.wordpress.org.

As diferenças entre as duas versões são muitas, mas se destacam:

Monetização – Na versão pronta para uso não é permitido monetizar as páginas com propagandas, o que pode ser um problema para quem pensa em ganhar dinheiro com o blog.

Templates – Os blogs criados no WordPress.com não permitem a instalação de novos templates, ficando limitado a apenas os que já estão disponíveis no painel de controle.

Plugins – Assim como os templates, não é possível instalar novos plugins em blogs do WordPress.com, o que pode ser um problema muito grande, pois existem muitos plugins interessantes que somente podem ser instalados em blogs criados com o pacote de instalação.

Basicamente, se você pensa em criar o blog mais profissional para ganhar dinheiro com publicidade ou ter mais liberdade para customizar, é necessário criar um blog utilizando a versão instalável do WordPress.

Lembrando que embora o pacote de instalação seja gratuito, para utilizar a versão instalável do WordPress é necessário ter um servidor de hospedagem adequado, o que pode custar cerca de R$15 por mês em uma empresa como a Hostgator.

Painel de controle dos Blogs

Em qualquer tipo de blog que esteja utilizando, você terá um painel de controle onde deverá se logar diretamente no site da empresa escolhida e ter acesso as ferramentas que permitem configurar o blog, customizar a aparência, assim como gerir o conteúdo.

painel de controle wordpress

Painel de controle do WordPress

Painel de controle do Blogger

Painel de controle do Blogger

Nota
Lembrando que nenhuma empresa oferece domínios inclusos nos pacotes grátis, como é o caso do Blogger ou do WordPress.com. Portanto, se você gostaria de ter um domínio associado ao seu blog, terá que investir cerca de R$40 anualmente para manter seu domínio, o que pode ser adquirido diretamente na empresa em que mantém o blog.

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *