Qual a importância de um domínio próprio?


dominio proprio

Criar um blog é algo que muitas pessoas que passam pela internet tem vontade de fazer, isso é um fato. Porém, o quanto essas pessoas estão dispostas a investir em seu projeto para que ele deixe de ser apenas “mais um” e já comece sendo um negocio inovador e que realmente passe profissionalismo?

Um bom exemplo do assunto que irei abordar hoje é o meu outro blog, o Blog na Carteira, o qual eu havia comprado um domínio próprio antes mesmo de criar o blog. Um domínio próprio tende a ser extremamente benéfico para um negocio online ou até mesmo para um blog sem fins lucrativos. Veremos a seguir quais os pontos que fazem um domínio algo extremamente importante dentro de um projeto online.

MELHOR INDEXAÇÃO NOS MOTORES DE BUSCA

Quando temos um domínio próprio a indexação de nosso blog nos mecanismos de busca se torna muito mais fácil. O Google (carro-chefe dos mecanismos de busca), por exemplo, aumenta a autoridade dos blogs que possuem domínio próprio.

Um domínio no estilo www.seublog.blogspot.com acaba por se tornar um subdomínio da empresa (no caso o Blogger) e por isso a autoridade do seu endereço é muito menor. Se torna bastante complicado estar bem posicionado nos buscadores sem possuir um domínio próprio.

LEMBRAR SE TORNA TAREFA FACIL

Geralmente lembrar de um subdomínio do Blogger ou do WordPress é um pouco complicado e torna a vida dos seus leitores bastante dificultada. Possuir um domínio próprio é algo essencial para estimular a visitação de seu blog de uma maneira direta, ou seja, o leitor que já visitou seu blog anteriormente decorou o endereço e criou o hábito de escrever a URL diretamente no navegador. Transformar leitores comuns em leitores fiéis é algo extremamente importante e com absoluta certeza um domínio exclusivo será um atalho para tal.

PROFISSIONALISMO

Qualquer visitante que entrar em seu blog e notar um domínio próprio vai automaticamente atribuir maior profissionalismo ao seu trabalho. É algo que é feito sem que o próprio visitante perceba mas que no final das contas acontece. Um domínio próprio, personalizado, com a cara do seu negócio acaba por tornar seu trabalho na blogosfera um tanto quanto mais profissional.

BACKLINKS SE TORNAM ALGO MAIS FACIL DE CONSEGUIR

Logicamente que se um blog sem domínio próprio possuir qualidade o bastante para que eu referencie nos artigos do Criar Blog eu o farei, porém é muito mais agradável eu linkar para blogs que possuam um domínio único, visto que quero manter um nível elevado de qualidade nos artigos e o domínio conta bastante para tal. Assim acontece com outros blogs, não só com o Criar Blog, sendo assim aconselho que adquira o seu domínio o quanto antes.

COMO ESCOLHER UM DOMINIO PROPRIO CORRETAMENTE?

Agora que você já sabe o quão importante é para um projeto possuir um domínio próprio eu vou lhe passar alguns pontos a considerar quando você pensa em comprar um novo domínio para seu blog, leia a seguir.

  • Escolha um nome simples e fácil de lembrar. Geralmente domínios muito grandes acabam por se tornar esquecidos mais facilmente. Pegue como exemplo empresas de grande porte como o google, UOL, IG…
  • O domínio tem que estar associado ao conteúdo do blog. É comum blogueiros iniciantes comprarem um domínio apenas pela palavra chave for muito pesquisada e o conteúdo expresso dentro do blog nada tem a ver.
  • Utilize o .com ou .com.br que são as duas finalizações mais fáceis de serem lembradas por serem mais comuns. Logicamente dependendo do blog pode optar por outras terminações como é o caso do amigo Bruno Simomura, onde a terminação bateu 100% com o nome do blog.

VOCÊ JÁ ADQUIRIU SEU DOMÍNIO PRÓPRIO? OQUE ESTA ESPERANDO, COMPRE JÁ!

Sobre Arlindo Armando

Sou um adolescente de 17 anos, estudante. Em minhas horas vagas escrevo para o Blog na Carteira e para o Criar Blog. Gosto de praticar esportes, nomeadamente futebol, e fazer academia.
Adicionar a favoritos link permanente.

7 Comments

  1. Arlindo venho batendo nessa tecla, no Escola Sites e inclusive em uma discussão que participei no Blogando com Facilidade. Acho que é de suma importância ter um domínio próprio! Quem quer ter um blog profissional, não pode ficar sem um.

    Abraços,

    • Olá Jair, de fato todo blogueiro que almeje o sucesso de seu blog deve antes adquirir um domínio próprio. É relativamente barato e o retornor em curto, médio e longo prazo são espetaculares!

      Abraços, Arlindo Armando

  2. Olá Arlindo!
    Muito bom o artigo, assim como tratei no meu Guest Post no Criar Sites do Celso, um domínio é de suma importância para um blog se ter sucesso mais fácil, e hoje é tão barato um domínio que seja ridículo falar os valores existentes. Mais um blog não pode ficar sem um domínio não.

    Abraços
    Elias Quintão

    • Olá Elias, aliás, aquele foi um ótimo artigo. Realmente o domínio é algo que deve ser adquirido antes mesmo de iniciar a procura por um template, ou começar a escrever os primeiros artigos.

      Abraços, Arlindo Armando

  3. Concordo com o artigo e recomendo a seguir os respectivos conselhos, muito interessante Arlindo, abraço.

  4. Prefiro ter o blogspot (apenas 8 letras a mais) .

    Das vantagens listadas todas são achismos, não há evidencias. Trata-se de uma lenda que é repetida na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *