O que são os Programas de Afiliados

Programas de Afiliados

Se você está montando um blog ou site e gostaria de aproveitar o fluxo de visitantes que passam por ele para ganhar uma grana extra no final do mês, saiba que você pode fazer isso com programas de afiliados que são uma excelente forma de se ganhar dinheiro pela Internet sem muito esforço.

Para ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto e também monetizar seu blog da melhor forma, você pode conferir abaixo uma lista com os melhores programas de afiliados que eu recomendo e também diversas dicas para que você ganhe ainda mais.

Mas o que são os Programas de Afiliados

Programas de Afiliados são sistemas de recompensa criados por empresas que oferecem venda de produtos e serviços que visam aumentar seus lucros com a ajuda externa. A ideia é simples, o afiliado interessado faz seu cadastro gratuito no site da empresa e passa a divulgar o produto ou serviço e em compensação ganha uma porcentagem sobre cada negociação feita através de sua ID de monitoramento.

Esse tipo de parceria é benéfica para ambas as partes, pois a empresa acaba alcançando um público que de outra forma poderia não conseguir ou ter que gastar um volume muito grande de dinheiro com publicidade e também para o afiliado que pode monetizar seu blog sem necessariamente ter um produto ou serviço a venda.

Ganhar Dinheiro com Programas de Afiliados

Dica
Lembre-se de que você não deve tentar burlar o sistema clicando em suas próprias publicidades para tentar ganhar mais, porque isso vai contra as regras dos programas de afiliados e você pode perder sua conta, já que eles cuidam para criar sistemas que detectam tentativas de fraudes.

Para acompanhar seus ganhos, normalmente as empresas oferecem um painel de controle, onde dependendo do caso é possível acompanhar seu desempenho, com informações sobre impressões de anúncios, cliques, conversões entre outros dados.

Melhores Programas de Afiliados

Google Adsense – Ideal para todos os tipos de blogs pois exibe publicidade contextual, ou seja, de acordo como conteúdo apresentado na página e/ou de acordo com as atividades do usuário dentro da rede do Google, como o próprio buscador, Youtube, Google Mais, Gmail, entre outros.

Este é o programa de afiliado que eu recomendo que você passe a utilizar primeiro, porque geralmente rende bem e é fácil de trabalhar.

Hotmart – Esta empresa oferece um programa de afiliado de venda de infoprodutos, que são distribuídos exclusivamente pela Internet, sendo ideal para blogs com conteúdo didáticos.

Cursos 24 horas – Esta empresa oferece cursos que podem ser feitos através da própria Internet, sendo ideal para blogs didáticos.

HotWords – Esta empresa oferece um programa de afiliado diferente, que utiliza o texto presente em seus artigos para criar as propagandas. Ideal para a maioria dos blogs.

UOL Afiliados – Programa de afiliado do Uol que é bem semelhante ao Google Adsense, com a diferença de que paga bem menos. Ele é ideal para o caso de que você tenha perdido ou não tenha conseguido criar um conta no Adsense.

O que eu preciso fazer para Começar?

Para poder ganhar dinheiro com os programas de afiliados, você precisa de um elemento fundamental para que tudo funcione, que seriam os visitantes acessando o seu blog, pois sem eles você não tem como converter nenhum ganho. Portanto se o seu blog ainda não recebe um número razoável de visitantes, recomendo que continue trabalhando firme em sua divulgação.

Se o seu blog já recebe visitantes, o próximo passo a se fazer é se cadastrar nos programas de afiliados desejados. Na maioria dos casos o cadastro é gratuito imediato e você já tem acesso ao painel de controle onde poderá ter acesso as mídias de divulgação que a empresa oferece.

Depois de acessar o painel de controle, você deverá gerar ou pegar os links e banners desejados e então colar nas páginas de seu blog ou divulgar por email, redes sociais, Youtube, publicidade paga e muitos outros locais.

ganhar dinheiro com blog

Quais Programas de Afiliados devo escolher?

Como citei acima, existem uma infinidade de programas de afiliados disponíveis que você pode participar, no entanto, você deve se limitar a alguns poucos que se encaixem perfeitamente com o tipo de público que seu blog recebe e/ou que seja mais rentável.

Lembrando que se você fala sobre carros em seu blog, não deverá participar de um programa de afiliado de venda de um produto para limpeza de casas, pois o interesse do público não bate com a propaganda veiculada e dificilmente você conseguirá fazer uma venda. Portanto você deve escolher a dedo os programas de afiliados que você deve participar, sempre focando no interesse dos visitantes que acessam seu blog.

Como eu recebo?

Cada empresa adota um tipo diferente de pagamento, que pode ser por depósito bancário no caso das empresas nacionais ou por intermédio de empreass de pagamentos online como o Paypal, Pagseguro, bCash entre outros.

Dependendo do caso, você precisará criar uma conta em uma destas empresas para poder receber seu dinheiro.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Entre os programas citados todos sempre usei o Google Ads, mas o Hotmart vem ganhando muito espaço no Brasil.

  2. Muito bom o Material Celso .. eu gosto bastante do programa da imagem .. muito honesto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *