Programa de Afiliado Google Adsense

Programa de Afiliado Google Adsense

A Internet proporciona formas variadas de se ganhar um dinheiro extra no final do mês e até mesmo de ficar milionário (bom, ficar milionário não é nada fácil) e uma destas formas é com o Google Adsense, que é um programa de afiliado oferecido pelo Google que permite que os blogueiros e webmasters monetizem seus projetos ao exibir propagandas de anunciantes em suas páginas e ganhando um valor X (onde X é um valor desconhecido) por cada clique dado pelos visitantes nas publicidades.

Este é um dos programas de afiliados mais recomendados para quem está começando, já que ele paga relativamente bem e não é necessário se preocupar com muita coisa. Basta se cadastrar como afiliado, inserir alguns códigos em suas páginas para que o sistema do Adsense exiba as publicidades automaticamente na forma de textos ou de imagens, com base no tema do conteúdo apresentado na página ou com os interesses do visitante de acordo com as informações previamente colhidas pelo Google (ao usar o Gmail, Youtube ou mesmo o buscador do Google, suas ações estão sendo monitoradas).

Confira um exemplo de anúncio do Google Adsense sendo exibido junto ao conteúdo de um post.

Google Adsense anúncio

Como os afiliados recebem suas comissões?

Para os Brasileiros o pagamento é realizado por transferência bancária nos principais bancos como o Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Banco Rendimento e etc.

Dica. Eu venho recebendo meu humilde dinheirinho pela Caixa Econômica Federal, que tem cobrado uma taxa menor, mas tem o tal de IOF que é uma taxa obrigatória do governo.

Como participar do Google Adsense

Para participar como afiliado você precisa ter mais de 18 anos e ter uma conta bancária sendo você o titular da conta. Por isso é importante que você não tente se cadastrar tendo menos de 18, pois os bancos não permitem que menores de idade tenham contas como o primeiro titular, o que pode fazer com que você tenha que esperar até atingir a maioridade para poder receber 🙁

Além disso é necessário que você tenha um site ou blog utilizando um domínio próprio, já que o Google passou a não aceitar os sites que utilizam subdomínios como os que são oferecidos pelo Blogspot ou pelo Webnode.

Se você tem mais de 18 anos e tem um site/blog com um domínio personalizado, poderá criar sua conta gratuitamente aqui. Será necessário que você preencha um cadastro e que aguarde sua conta ser aceita.

Como otimizar os ganhos?

Pela lógica podemos definir que uma forma de aumentar os ganhos seria adicionando mais publicidade nas páginas (de acordo com as limitações impostas pelo programa) ou aumentando o número de visitantes que acessam seu blog.

No entanto isso não para por aí. Você pode aumentar seus ganhos alterando o esquema de cores das publicidades, alterando os formatos ou a posição das publicidades dentro das páginas até encontrar a combinação que trás melhores resultados.

É claro que também é possível otimizar os ganhos alterando as cores, formatos e posição na página até achar os que trazem melhor desempenho.

O próprio Google publicou uma vez um gráfico que mostra os pontos quentes das páginas, ou seja, os pontos que tendem a chamar mais atenção dos leitores e que consequentemente geram mais cliques nas publicidades. Confira abaixo.

pontos-quentes-am-paginas-de-sites-para-anuncios-do-adsense

Ele paga por visitas ou por cliques?

Você ganha um valor X sempre que um visitante dá um clique no anúncio dentro de um período de 24 horas, o que quer dizer que apenas o primeiro clique dentro deste período é contabilizado. No entanto o Google Adsense também costuma pagar por impressões de anúncios em alguns casos.

Quanto Ganho por cada clique?

Esta é uma das perguntas campeãs em relação ao programa de afiliado do Google Adsense. Saber quanto vale cada clique diminuiria muito as expectativas, no entanto isso é uma coisa impossível de se definir. Você pode ganhar desde $0,01 a mais de $5 por clique.

O motivo dessa grande variação acontecer é porque o Google Adwords (que seria o lado do Adsense para os anunciantes) funciona na forma de leilão de anúncios, onde os anunciantes escolhem as palavras-chave que desejam associar a seus anúncios e estipulam o valor máximo que estão dispostos a pagar por cada clique.

Se houverem muitos anunciantes interessados em uma determinada palavra-chave, o valor que eles tem que pagar por cada clique aumenta.

Agora associando as duas coisas, você pode entender que se o seu blog abordar um assunto ao qual existem muitos anunciantes interessados, as chances de estes anúncios que pagam mais por cliques sejam exibidos em suas páginas aumenta e assim você tem a chance de ganhar mais.

Outro fator que influência no valor que você ganha por clique é que é possível que os anunciantes direcionem seus anúncios diretamente para um site ou blog, o que aumenta ainda mais a concorrência e pode elevar o valor que eles tem que pagar por cada clique.

Que tipo de conteúdo eu posso publicar

O Google Adsense é um tanto quanto rigoroso em relação ao conteúdo em que seus anúncios são exibidos, portanto é essencial que você evite adicionar as publicidades em páginas com conteúdo adulto, ilegal, racista, copiado e etc. Além disso você deve adicionar uma página de política de privacidade ao seu blog, que seria uma página que informa aos visitantes que os anúncios que estão sendo exibidos em seu site podem adicionar cookies e rastreamento no navegador.

Nota
Como deu para perceber, o programa de afiliado do Google Adsense é bem complexo e não caberia neste artigo todas as informações que poderiam te ajudar a trabalhar com ele e também evitar que você tenha problemas com sua conta. Recomendo que leia o artigo “Saiba se o seu site segue as diretrizes do Adsense“.

Se você quiser se aprimorar com o Google Adsense, recomendo que dê uma olhada no curso “Segredos do Adsense” que mostra na forma de vídeo aulas todas as dicas para você começar a realmente ganhar dinheiro com seu blog no conforto de sua casa.

Saiba mais sobre o Segredos do Adsense aqui >>>

Ainda não tem sua conta no Google Adsense? Clique aqui e crie a sua. É di grátis!

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *