Plugin Under Construction para WordPress – Página em Construção

em construcao

O WordPress é uma plataforma para criação de blogs muito versátil, que permite instalar plugins que são funcionalidades extras ao blog de forma simples e rápida. Um destes plugins é o Under Construction, que é muito útil para quem está começando um novo blog e não deseja que ninguém veja o que está sendo feito no blog até o dia de seu lançamento.

O funcionamento do Under Construction é bem simples, depois de ativado no blog ele exibe uma página com uma mensagem de Website em construção (ou qualquer outra mensagem que você especificar) para qualquer pessoa que não esteja logada no blog, impedindo que eles vejam o conteúdo.

 

Antes de começar, gostaria de salientar que blogs criados no WordPress.com não permitem a instalação de novos plugins. Se este for o seu caso, você terá que utilizar o WordPress instalado, com o pacote que pode ser obtido no WordPress.org.

Como instalar o plugin

O Under Construction está disponível no banco de plugins do WordPress, portanto o que você tem que fazer é acessar o painel de controle de seu blog, expandir a aba “Plugins” e clicar em “Adicionar Novo“. Na nova página procure por “under construction” e pesquise pelo plugin.

adicionar novo plugin

Em seguida clique em “Instalar agora” e termine a instalação.

Como configurar o plugin

Depois de instalar e ativar o plugin em seu blog, você deve configurá-lo para que ele comece a exibir a informação de página em construção. Para fazer isso expanda a aba “Configurações” e clique em “Under Construction“.

Basicamente, você só precisa configurar duas coisas

Activate or Desactivate
Selecione a opção “On” para ligar o plugin.

Display Options
Aqui você tem 3 opções:

  1. Display the default under construction page
  2. Display the default under construction page , but use custom text
  3. Display a custom page using your own HTML

A primeira opção exibe o texto padrão do plugin (em Inglês)
A segunda opção exibe um texto que pode ser customizado por você.
A terceira opção permite utilizar HTML para construir um texto mais customizado ou mesmo para exibir imagens como eu fiz no meu exemplo.

Se você pretende utilizar HTML, poderá montar o texto e adicionar imagens no próprio editor de posts do WordPress. Depois que terminar, altere o editor para o modo HTML e copie o código gerado.

editor de posts do wordpress

Em seguida selecione a opção “Display a custom page using your own HTML” na página de configuração do plugin e cole o código no campo que aparece mais abaixo.

Pronto, agora é só salvar as alterações para que a mensagem seja exibida para os visitantes não logados.

Gostou deste tutorial? Então deixe um comentário e/ou divulgue nas redes sociais.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *