Plugin Smart 404 – Customize sua Página de Erro

página não encontrada

Se você utiliza o WordPress para desenvolver seu blog, poderá aumentar o tempo de permanência dos visitantes utilizando o plugin Smart 404 que permite customizar a página de erro 404 (página não encontrada) e exibir links para posts relevantes, de acordo com as palavras pesquisadas pelo visitante ao se deparar com a página de erro.

O que é a página de erro 404

Sempre que um visitante tenta acessar uma página ou arquivo que não exista, tenha sido deletado ou tenha seu endereço alterado, uma página de erro é exibida.

Na maioria dos casos, quando um visitante cai neste tipo de página, ele acaba saindo do blog, principalmente se ele chegou ao blog através de um buscador.

Página de erro inteligente com o Smart 404

Para amenizar este problema, podemos usar o plugin Smart 404, que altera a página de erro padrão do WordPress, que apenas informa os visitantes sobre o erro e passa a exibir links para posts relacionados as palavras presentes no endereço da página que o visitante tentou acessar.

Por exemplo:
Se você digitar http://criarblog.com/plugin (que é uma página que não existe neste blog) na barra de endereço do seu navegador de internet, você será recebido com uma que conterá links para posts relacionados a plugins.

Como instalar o Smart 404

Atenção! Este plugin não pode ser instalado em blogs criados no WordPress.com

Primeiramente acesse o painel de controle do WordPress e abra a “Plugins” e clique em “Adicionar novo”.
Na nova página digite no campo de busca “smart 404” e clique em “Pesquisar plugins”.

adicionar plugin smart 404

Na nova página identifique o plugin smart 404 na lista e clique em “Instalar“.
Na nova janela que aparece, clique no link “Instalar agora” e siga o assistente para finalizar a instalação.

Como configurar o plugin

Depois de instalado, uma nova opção chamada “Smart 404” aparecerá na aba “Configurações” no painel de controle do WordPress, que você deve clicar para realizar algumas configurações sobre como o plugin deve funcionar em seu blog.

Em seguida você deve incluir um código a página de erro 404 do seu atual template. Para fazer isso , clique na aba “Aparência” e em “Editor“.

Na nova página clique no arquivo “Modelo de página 404” que aparece do lado direito da página e inserira o código que pode ser obtido neste link. A imagem abaixo mostra um exemplo.

Notas
Lembre-se de criar uma cópia de seu template antes de fazer qualquer alteração para o caso de alguma coisa dar errado.

Também repare que os templates podem ser construídos de formas diferentes, portanto pode ser o código da página de erro 404 do seu template se pareça um pouco diferente do mostrado abaixo.

editar página de erro 404

Feito todo o processo, sua página de erro já estará customizada e você evitará perder boa parte dos visitantes que caiam neste tipo de página.

Gostou deste tutorial? Deixe seu comentário.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *