Para Ranquear Bem no Google, Esqueça o Google!

Para Ranquear Bem no Google, Esqueça o Google

O Google está a cada dia sendo mais rigoroso com os sites no momento de indexar e posicionar seus conteúdos, o que começou já assustando muitos blogueiros brasileiros com o Google Panda, evoluiu para o Google Pinguim (que foi mais uma nova onda de blogs penalizados) ainda não parou e certamente não vai parar tão cedo. Recentemente ocorreram mais algumas atualizações, o que levou novamente mais blogs a perderem importantes posições.

Eu também acabei sofrendo com estas últimas atualizações, uma de minhas melhores páginas (que já se mantinha na primeira posição por uns meses para uma palavra-chave concorrida) simplesmente sem nenhuma explicação caiu para a 20ª posição! Com isto fica fácil imaginar o impacto que isto causa nas visitas orgânicas não é mesmo? Bem, estou fazendo MUITOS testes para tentar compreender quais são os principais fatores para se manter bem posicionado e aqui vou te passar algumas descobertas interessantes.

Já posso começar lhe afirmando que se possui páginas extremamente bem otimizadas (SEO) estas certamente sofrerão, uma das minhas primeiras observações práticas foi que páginas muito bem otimizadas minhas caíram, por outro lado há páginas que subiram, foi justamente observando estas páginas que subiram que fiz descobertas úteis!

Para Posicionar Melhor no Google Foco na Solução! Este é o Caminho!

Ao ter artigos penalizados (geralmente os artigos sofrem e não o blog como um todo), é verdade que ocorrem penalizações para o domínio (mas são mais raras), assim que o artigo é penalizado tendemos a ir olhar ele e tentar “adivinhar” o que há de errado com ele, isto nos custa muitas horas e geralmente termina por não descobrirmos nada, isto é manter o foco no problema! Por outro lado alguns artigos começam a se posicionar melhor, geralmente apenas ficamos contentes mas não vamos até o artigo para ver o que há de correto nele, foco na solução!

Ao observar um conjunto de artigos que se beneficiaram com as últimas atualizações do Google, em blogs de nichos diferentes consegui separar alguns pontos em comum que estavam presentes em todos os artigos (acredito que seja o “segredo” do sucesso para estar bem posicionado). Veja a seguir quais são estes pontos em comum:

Links: todos os artigos tinham uma boa quantidade de links internos, ao menos 1 link externo (não afiliado) poucos ou nenhum backlink. Com isto já podemos notar que o Google está mais do que nunca dando muita importância aos links, o que já nos trás uma luz para os artigos penalizados, verifique se estes não possuem backlinks de baixa qualidade e também se não apontam links quebrados (fácil de verificar com Broken Link Cheker).

Otimização: não são artigos “super otimizados”, na grande maioria estão otimizados de forma mais natural e para apenas 1 palavra-chave, com a palavra-chave no título, no texto e em 1 H2. Outro ponto que notei é que em quase todos a quantidade de repetições desta palavra-chave é relativamente baixa.

Engajamento: aqui há uma dica em especial a ser observada nos artigos que perderam posição e a ser evitado que isto ocorra em artigos novos e/ou bem posicionados, que são os comentários SPAM. Há pessoas que querem a todo custo espalhar seus links de qualquer forma, fazem um texto “genérico” de comentário e vão postando em todos os artigos bem posicionados, isto gera conteúdo duplicado em sua página e certamente o fará perder posições importantes.

Para Ranquear Bem no Google, Esqueça o Google

Aumente o Nível de Interação de seus Leitores no Blog!

As dicas passadas até aqui foram apenas com relação ao conteúdo em si, agora vou passar mais uma dica importante que poderá aplicar a todo o blog visando aumentar o nível de interação em seu blog, seja em páginas visualizadas, comentários, likes no Facebook, etc. Este tipo de interação ajuda a “mostrar” para o Google que os leitores estão gostando da qualidade do conteúdo, com isto a tendência é se tornar mais relevante.

Utilize os recursos de seu blog como barra lateral por exemplo não apenas para tentar ganhar dinheiro com programas de afiliados, mas também para navegação e engajamento de um modo geral, com isto estará cada vez mais melhorando a experiência de seus leitores no blog, o que levará seu blog a estar cada vez mais bem posicionado.

Talvez esteja pensando que isto pode de alguma forma afetar seus ganhos com o blog, realmente pode mas para melhor, afinal é muito mais interessante exibir poucos banners para muitas pessoas do que exibir muitos banners para poucas pessoas! Atualmente não há outra forma de ter um blog de sucesso que não seja realmente melhorar a experiência do usuário no blog.

E você, o que anda descobrindo sobre as novas atualizações do Google?

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *