O que você precisa para Criar um Blog WordPress

como preparar um blog

Um blog permite que você publique conteúdo de forma mais rápida e fácil quando comparado com qualquer outra plataforma de criação de sites. Além disso, eles são ótimos para atrair visitantes dos buscadores, pois sua estrutura, junto com a ajuda de plugins e outras artimanhas, ajudam a conseguir melhores posições nos resultados das buscas.

Portanto, se você está pensando em criar um blog na plataforma WordPress, seja para ganhar dinheiro, divulgar seu trabalho ou empresa ou mesmo como um simples hobby, mas não tem a menor ideia de como começar, confira estas dicas para entender como é a preparação de um blog utilizando a plataforma WordPress.org.

Diferentes tipos de WordPress

plataformas wordpress

Apesar de ser uma única plataforma, o WordPress é oferecido de duas formas diferentes. A primeira dela é no site WordPress.com, em que basta criar uma conta gratuita para começar a trabalhar no blog.

O problema desta versão é que ele impõe muitas limitações, como não permitir monetizar o blog e de não permitir a instalação de novos templates e plugins, o que pode ser um grande problema para quem pretende ganhar dinheiro com um blog.

A segunda opção pode ser obtida em WordPress.org, onde é possível baixar todos os arquivos do WordPress para ser instalado em um servidor de hospedagem adequado. Nesta versão é possível fazer praticamente qualquer coisa no WordPress, como monetizar, instalar novos templates e plugins, customizar o código fonte, entre outras coisas.

Portanto, se você quer ter mais liberdade para trabalhar em seu blog, eu recomendo que crie um blog com a versão instalável do WordPress ou que então procure uma alternativa como o próprio Blogger que também é ótimo (não tão ótimo quanto o WordPress).

Servidor de hospedagem

Ao contrário do que acontece com a plataforma WordPress.com e Blogger em que basta você criar uma conta grátis para poder começar a trabalhar no blog imediatamente, no WordPress.org é necessário uma hospedagem, onde serão publicados todos os arquivos necessários para que ele funcione perfeitamente.

servidor de hospedagem

Hoje em dia praticamente todas as hospedagens permitem a instalação do WordPress, mesmo as oferecidas gratuitamente. Se você ainda não tem uma hospedagem, recomendo que confira os planos oferecidos pela Hostgator que é uma das melhores empresas de hospedagem de sites no Brasil.

Domínio

A não ser que esteja utilizando uma hospedagem grátis (eles não oferecem domínios) você também irá precisar de um domínio personalizado para o seu futuro blog, como é o caso do www.criarblog.com.

A maioria das empresas de hospedagens oferecem um domínio incluso na aquisição de um plano de hospedagem. Mas se isso não for incluso no pacote, você ainda poderá adquirir seu domínio diretamente em uma empresas como o UOL Domínios. Neste caso você mesmo terá que cuidar da configuração do DNS do domínio de forma que ele possa trabalhar corretamente com a empresa de hospedagem.

Baixar o pacote de instalação

Para começar a instalação, você terá que baixar o pacote de instalação do WordPress no site WordPress.org. Depois de baixar você terá que upar todos os arquivos e também efetuar a conexão do WordPress com o banco de dados.

Para aprender a instalar o WordPress, visite o artigo “Como Instalar o WordPress em Servidores com cPanel“.

Configuração e Customização

instalar novos pluginsApós preparar o blog, você precisa configurar e customizar o blog. Tudo isso você poderá fazer diretamente no painel de controle de seu blog, como é o caso da instalação de novos templates ou plugins.

Para instalar um novo template por exemplo, clique na aba “Aparência” e em seguida em “Adicionar novo”.

No caso dos plugins, basta clicar na aba “Plugins” e em seguida em “Adicionar novo“.

A instalação do novo template ou plugins é feita imediatamente, de forma rápida e fácil.

A partir daí é só começar a trabalhar no conteúdo de seu novo blog. Lembre-se de criar muito conteúdo, sempre focando na qualidade, pois é isso o que os buscadores e os visitantes querem. Se puder oferecer isso, o sucesso é iminente.

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *