O que é o WordPress – Plataforma Grátis de Criação de Blogs

wordpress logo

O WordPress é um sistema de gerenciamento de blogs de distribuição livre (também chamado de sistema CMS), que permite criar blogs profissionais, sem muita dificuldade, que podem ser administrados através de um painel de controle, de qualquer computador conectado a internet.

O WordPress é oferecido em duas versões, uma delas é de uso imediato, dentro do próprio servidor do próprio WordPress.com ou instalado em servidores externos, que no caso é obtido no WordPress.org, que oferece mais liberdade para fazer customizações no blog de acordo com o seu gosto.

O WordPress é uma plataforma muito flexível, permitindo a instalação de plugins, que dão mais funcionalidade ao blog, como a criação de enquetes, sistema de estatísticas, gerenciador de publicidade, botões de redes sociais e etc. Em casos extremos, com a ajuda de plugins e templates especiais, ele pode ser transformado em sistemas de lojas virtuais, site de classificados, fórum de discussão entre outros.

Ambas as versões tem diferenças distintas, que dependendo do seu caso, pode ser melhor uma ou outra. Confira abaixo uma pequena descrição sobre cada um deles.

WordPress.com

Blogs criados no WordPress.com são bem mais fáceis, já que não é necessário se preocupar com a instalação da plataforma, com servidores ou domínios. Basta criar uma conta, fazer algumas configurações na aparência e no modo que o blog deve funcionar e começar a escrever o conteúdo de seus posts.

O problema de blogs criados neste serviço é que eles são bem limitados, já que não é possível editar ou adicionar novos templates, assim como não é permitido adicionar publicidades ou instalar novos plugins, o que limita bastante a customização.

Por não permitir a inclusão de publicidade nas páginas, esta não é uma opção para quem pesa em criar um blog para ganhar dinheiro.

Se você quer apenas criar um blog simples, fácil e descomplicado, visite o WordPress.com e crie sua conta >>>

WordPress.org instalado externamente

Para quem procura mais liberdade de customização e monetização, a melhor opção é baixar o pacote de instalação do WordPress.org e instalá-lo em servidores externos (assim como acontece com este blog que você está lendo).

O problema neste caso é que é necessário adquirir um servidor de hospedagem que ofereça os recursos necessários para a instalação da plataforma, o que pode ser encontrado em todas as hospedagens pagas, no entanto, não é encontrado na maioria das hospedagens gratuitas.

Com esta versão você poderá fazer diversas customizações no template, instalação de plugins e inclusive poderá ganhar dinheiro por meio de programas de afiliados como é o caso do Google Adsense.

Se você quer montar um blog desta forma, visite o WordPress.org e baixe o pacote de instalação >>>

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com
Adicionar a favoritos link permanente.

8 Comments

  1. Estou apanhando aqui para APRENDER a fazer sites, e graças aos céus, achei um anjo que compartilha informações, ou seja, derrama a sabedoria já adquirida, aos “pobres” de conhecimento como eu.
    Muito obrigada senhor Anjo. Você é fera. Quando eu crescer(em conhecimento) quero ser igual a você….
    agora licencinha….vou lá para mais uma surra desse site que estou tentando fazer….
    Saudações Amistosas

  2. Eu acho que chegou a hora da minha pessoa começar a usar essa plataforma fantástica que é o WordPress. Realmente vai facilitar a minha vida!

  3. Prezado Celso,
    Meu pai pagou para uma pessoa para criar o site de sua empresa e o contratado além de não criar direito, nem finalizar nada, fez um site do wordpress – pontocom. O cara já foi pago e nada foi feito direito… e, como a empresa é do meu pai e um dia será minha (sou bastante leiga no quesito criação de site) preciso dar um jeito de deixar este site o mais profissional/empresarial possível. É interessante que ele continue a pagar pela hospedagem do wordpress ou é melhor mudar? E como eu faço para postar as notícias da empresa, os textos e criar links que levem a outro lugar no próprio site? E, preciso criar um sistema de cadastro de clientes e solicitações de orçamentos, é possível e como faço isso?
    Desde já agradeço e fico no aguardo de suas respostas.
    Abç, Lay

    • Olá Layra,
      Incrível isso. O cara foi muito sacana. Neste caso, eu recomendo que procure por uma empresa mais séria que possa criar o site para você em uma hospedagem profissional fora do WordPress.com
      Ou então você pode optar por uma hospedagem que ofereça um construtor de sites, onde você mesma possa editar o site. Uma hospedagem que eu recomendo é a HostGator.

      Abraço!

  4. Essa é a melhor plataforma, indiscutível.

  5. Vitoria Oliveira

    O wordpress.com é grátis?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *