Evite Erro 404 com o Plugin Redirection

redirecionamento 301

Se você utiliza o WordPress, poderá evitar erros 404 (de página não encontrada) utilizando o plugin Redirection que permite criar redirecionamentos do tipo 301 de links que já não existem mais.

O redirecionamento 301 funciona indicando aos grandes buscadores que o link em questão foi movido permanentemente para outro endereço, redirecionando os visitantes e passando toda a credibilidade para a nova página, o que é muito interessante para otimização.

Esse plugin é útil para quando você precisa deletar posts em seu blog, mas não quer deixar que erros 404 (página não encontrada) sejam gerados a todo momento, o que além de ser uma experiência ruim para os visitantes, pode levar o seu blog a ser penalizado pelos buscadores.

Com o plugin, basta criar um redirecionamento para uma página que tenha um conteúdo semelhante ou mesmo para outro site na Internet, para que o problema seja resolvido. Sem erro 404 e sem penalização.

Mas aí você pode estar pensando “Mas eu posso eliminar todos os links em meu blog que estão apontando para a página deletada e isso resolveria o problema“.

Bom, não é bem assim. Embora você possa eliminar “em seu blog todos os links apontando para a página deletada”, os buscadores e outros sites e blogs dos quais você não tem total controle poderão continuar enviando visitantes para a página em questão, o que inevitavelmente continuará gerando erros 404.

Como funciona o Plugin

Uma vez que você tenha instalado o plugin em seu blog, ele irá aparecer na aba “Ferramentas” e em “Redirection“. Clique sobre o link para abrir o gerenciador de redirecionamentos.

Plugin Redirection

Adicione então o link de origem e o link de destino para o qual o redirecionamento deve ser criado e salve a alteração.

adicionar novo redirecionamento

No exemplo acima, toda vez que alguém tentar acessar o endereço
http://www.criarblog.com/google-trends/

Será redirecionado automaticamente para a página
http://www.criarblog.com/google-trends-ferramenta-gratis-para-encontrar-nichos/

E para quem utiliza o Blogger

Bom, se você utiliza o Blogger  ou um construtor de sites como o Wix ou o Webnode, infelizmente não poderá utilizar nenhum tipo de redirecionamento 301, pois estes serviços não oferecem acesso a raiz do servidor e nem oferecem uma forma de fazer este tipo de redirecionamento.

Gostou desta dica? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *