Como Realmente Ganhar Dinheiro com seu Blog

Ganhar dinheiro com blog

Ganhar Dinheiro com um blog é perfeitamente possível, no entanto é necessário entender como as coisas funcionam de forma a aproveitar melhor seu potencial e começar a ganhar dinheiro em menor tempo e em maior quantidade. Isso quer dizer que não basta apenas sair publicando qualquer coisa e adicionar algumas publicidades de qualquer jeito e esperar ganhar rios de dinheiro.

Eu não vou entrar em detalhes aqui sobre como montar um blog ou mesmo sobre como gerar e incluir os códigos das publicidades em suas páginas, até mesmo porque isso já foi falado várias vezes aqui no CriarBlog. Vou falar de uma forma geral sobre como você pode melhorar seus ganhos e prosperar com seu blog.

Escolha o método de monetização certo

Existem diversas formas de se monetizar um blog, que pode ser pela venda direta de produtos, oferta de prestação de serviços, doações ou mesmo por programas de afiliados que atualmente é a forma mais utilizada pelos blogueiros para ganhar dinheiro.

Seja lá qual for a sua escolha, é necessário pensar se o público que acessa seu blog tem interesse no que você está oferecendo. De nada adianta exibir uma publicidade de um aparelho de som vendido no Mercado Livre que paga uma boa comissão se o seu público tem mais interesse em animais domésticos. Você simplesmente não venderá nada e perderá um precioso espaço que poderia ser utilizado para exibir outro tipo de publicidade.

Escolha um nicho

Os blogs tendem a render mais quando tratam de um assunto mais específico, pois assim é possível direcionar mais as publicidades para um público selecionado, além da possibilidade de ter mais anunciantes interessados em seu blog, o que aumenta as chances de ganhar mais por cliques em programas de afiliados como o Adsense ou mesmo de ter anunciantes diretos.

Mostre que você é confiável

As pessoas que acessam seu blog tendem a adquirir mais os produtos que você recomenda se elas acharem que você é confiável, pois isso acaba criando uma conexão ente você e seus leitores.

Para conseguir este nível de confiança você precisa primeiramente prestar muita atenção no conteúdo que você publica em seu blog, que deve ser de extrema qualidade, oferecendo informações completas sobre o assunto abordado na página em questão.

Você também deve entender que não deve pensar somente no dinheiro como muitos blogueiros fazem por aí que acabam colocando publicidades em excesso nas páginas, além de insistirem demais na recomendação de produtos que pagam boas comissões.

É certo que ninguém faz nada de graça e acho que seus leitores não irão reclamar se você tentar ganhar algum trocado, mas a partir do momento em que a ganância fica em evidência, isso causa um efeito muito negativo nos leitores que passar a desacreditar em você.

Posicione bem as publicidades

Você também deve prestar atenção nos locais em que está adicionando as publicidades. Uma regra básica é adicionar as publicidades o mais próximo possível do conteúdo, pois isso fará com que os leitores prestem mais atenção nelas, o que é bastante útil principalmente se estiver utilizando um programa de afiliado como o Google Adsense.

Há algum tempo o Google publicou uma imagem que mostra os pontos quentes nas páginas para posicionar as publicidades, ou seja, pontos em que os leitores prestam mais atenção e que consequentemente tendem a converter melhor.

pontos-quentes-am-paginas-de-sites-para-anuncios-do-adsense

No gráfico acima os pontos alaranjados representam as melhores posições, seguido pelos pontos amarelos e por fim os brancos que representam os pontos mais “frios” nas páginas para posicionar as publicidades.

Portanto, se você quer aproveitar melhor o fluxo de visitantes que passam pelo seu blog para ganhar dinheiro, é nos pontos alaranjados que você deve posicionar os banners.

Continue aprendendo

O mundo dos blogs está em atualização constante, todos os dias são lançadas novas tecnologias, novos recursos, novos plugins, novas formas de monetização, novas regras de divulgação e etc. Por isso você precisa estar sempre se atualizando para estar em sintonia com tudo o que acontece a sua volta. Isso ajudará a manter seu blog sempre em crescimento.

Uma forma de se manter atualizado e acompanhando blogs que assim como o próprio CriarBlog que abordam assuntos relacionados ao mundo dos blogs como é o caso do Gerenciando Blog, Quero Criar um Blog, Escola Dinheiro, Programas de Afiliados, Dinheiro Oportunidade entre muitos outros.

 

Gostou deste artigo? ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de divulgar para os seus amigos.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *