Como Ganhar Dinheiro com um Blog

Como Ganhar Dinheiro pela Internet

Se você visita meus blogs e lê meus artigos há algum tempo, já deve saber que eu sou blogueiro há alguns anos (desde 2007) e vivo desde 2009 exclusivamente do que ganho com meus blogs. Principalmente com o blog CriarSites.com que é responsável pela maior parte do meu faturamento.

E sabendo que é possível ganhar dinheiro com blogs, muitas pessoas tem se interessado em se aventurar neste mundo online e tentar ganhar algum dinheiro extra, mas apesar de parecer tentadora a possibilidade de se ganhar dinheiro com um blog no conforto de sua casa, a verdade é que a coisa não é tão fácil assim.

Para realmente ganhar algum dinheiro é necessário muito estudo, investimento, dedicação e tempo e até um pouquinho de sorte para que o projeto se destaque e venha a pro$perar.

ganhar dinheiro com computador

O fato é que provavelmente existe uma infinidade de blogs parecidos com o que você montou ou pretende montar e que assim como você também querem ter o seu lugar ao sol e que estão dispostos a brigar como for para ter a atenção dos visitantes.

Portanto, para se dar bem como blogueiro é necessário que o seu blog tenha um diferencial que atraia as pessoas e que faça com que elas tenham vontade de ficar para ler e compartilhar o seu conteúdo com o mundo.

Se você é uma dessas pessoas e está precisando de um norte para seguir, confira as dicas a seguir em que apresento de forma resumida como todo o processo funciona e o que você deve aprender para se tornar um blogueiro profissional.

Como os blogs podem gerar dinheiro para os blogueiros

Basicamente um blogueiro pode ganhar dinheiro com seu blog exibindo banners, links, vendendo produtos ou posts patrocinados.

No entanto, para que isso seja possível é necessário que ele receba um número razoável de visitantes diários. o que é possível conseguir divulgando o blog em todos os cantos da Internete e até fora dela.

A maioria dos blogueiros utilizam técnicas de otimização de páginas para conseguirem melhores resultados nos buscadores e assim aumentar as visitas, no entanto também é possível fazer divulgação nas redes sociais, fóruns de discussão, comentando em outros blogs, fazendo parcerias, email marketing entre outras tantas opções.

Abaixo vou citar as formas mais comuns de se ganhar dinheiro com um blog, que são utilizados pela maioria dos blogueiros, inclusive eu.

Programas de Afiliados

Os programas de afiliados são a forma mais fácil de se ganhar dinheiro com um blog, no entanto, dependendo do caso pode não ser a mais rentável, portanto eu recomendo que quem pretenda trabalhar com programas de afiliados, faça testes, para ver se outras opções de monetização não são mais rentáveis.

As formas de monetização nos programas de afiliados podem ser na forma de cliques em banners como é o caso do Google Adsense ou na compra de determinados produtos como acontece com o Hotmart que tem se mostrado muito rentável para os blogueiros.

Posts Pagos

No caso dos posts pagos, você ganha um valor X para publicar um artigo falando sobre um determinado site ou produto de um anunciante interessado em mostrar seu produto para seus clientes.

Esta forma de publicidade é interessante porque não trás nenhum custo extra para o blogueiro e nem ocupa espaço no layout. Apenas o trabalho de escrever mais um artigo, que no final das contas pode até acabar ajudando a melhorar o conteúdo do blog.

No entanto essa forma de publicidade só é procurada pelos anunciantes quando o blog oferece conteúdo focado em um nicho específico, assim como acontece no CriarSites.com em que eu ofereço dicas voltadas para criação de sites e blogs.

Minha experiência como blogueiro me mostrou que blogs com conteúdo relacionados a humor dificilmente recebem este tipo de proposta, por receberem visitantes com interesses muito diversificados.

Anunciantes diretos

Você também poderá vender espaços publicitários em seu blog, na forma de banners ou mesmo links presentes no conteúdo de seus artigos ou no menu de navegação em seu blog.

Normalmente o anunciante pagará mensalmente um valor X para ter sua publicidade exibida em seu blog. Esta opção é interessante porque o valor a ser ganho durante o mês não varia muito como acontece frequentemente com os programas de afiliados e outras opções de monetização.

Venda de produtos

Você também poderá vender algum tipo de produto que possa lhe trazer lucro, como é o caso dos infoprodutos disponíveis no Hotmart ou produtos feitos por você mesmo, importado do exterior ou mesmo comprado por um preço mais baixo.

Quer um exemplo? Imagine que você tenha um blog em que fale sobre bijuterias. Poderia então vender suas próprias bijuterias ou mesmo materiais que as pessoas poderiam utilizar para iniciar um negócio de bijuterias em casa.

Prestação de Serviços

Se você for expert em algum assunto em que aborda em seu blog, poderá oferecer algum tipo de prestação de serviço para seus leitores.

Imagine que você publique artigos em seu blog sobre como desenhar como um profissional. Neste mesmo blog você poderia oferecer serviços de criação de logos personalizados, criação de caricaturas, edição profissional de fotos e por aí vai.

Nota
Em qualquer um dos casos, sempre que um link gerado em seu blog tenha sido pago para estar lá, é necessário que você adicione o atributo nofollow ao link para evitar ser penalizado pelo Google.

O que você precisa aprender para ser um blogueiro

Criar um blog de maneira profissional não é um bicho de sete cabeça, no entanto não é tão fácil quanto parece. É necessário que você aprenda algumas habilidades específicas para se destacar entre a multidão de blogs que brigam constantemente pela atenção dos leitores.

Conteúdo de qualidade

O conteúdo é o principal elemento que faz com que um blog seja ou não atrativo. Se o conteúdo for fraco, cheio de erros de Português, desinteressante ou mesmo copiado de outros locais, não haverá motivos para as pessoas o visitarem, nem muito menos recomendarem para os amigos.

Além disso, os buscadores não gostam de blogs assim, ficando difícil de conseguir bons resultados nos buscadores.

Portanto para que seu blog se destaque é necessário que você coloque muito esforço para criar o melhor conteúdo que puder. O tipo de conteúdo que trás todas as informações necessárias para as pessoas que estão atrás do assunto abordado na página.

Boa divulgação

Como deu para perceber, se o blog não receber um bom número de leitores, as chances de ganhar algum dinheiro com o blog é mínima, portanto uma boa divulgação é fundamental para atrair cada vez mais visitantes e assim ganhar mais dinheiro.

Formas de fazer isso é otimizando as páginas para conseguir melhores posições nos resultados das buscas, divulgação em redes sociais, divulgação por email marketing, parcerias, e-books próprios, entre outros.

WordPress ou Blogger

Você também vai precisar aprender como trabalhar com a plataforma que escolher para desenvolver o seu blog. As mais utilizadas em recomendadas são o Blogger e WordPress que oferecem bons recursos para quem deseja ganhar dinheiro.

O Blogger é uma plataforma pronta oferecida pelo Google, o que torna o desenvolvimento do blog bem mais rápido e barato. Você só precisa criar uma conta gratuita e começar a blog. Sua única despesa seria a aquisição de um domínio que custa cerca de R$40 por ano.

Já o WordPress é uma plataforma mais completa se comparado com o Blogger, no entanto ele precisa de uma hospedagem profissional para ser instalado, o que custa cerca de R$20 ao mês com o domínio.

Por oferecer mais recursos, o WordPress exige mais conhecimento técnico se comparado com o Blogger.

Técnicas de Otimização

A otimização nas páginas de um blog consiste em reforçar determinadas palavras-chave que você ache que as pessoas estarão procurando quando realizarem pesquisas nos buscadores.

Se uma página consegue atingir as primeiras posições para uma determinada palavra-chave, as chances dela atrair centenas ou até milhares de visitantes por dia são muito grandes.

Portanto ter uma boa noção sobre como otimizar as páginas é imprescindível para o sucesso de um blog.

Técnicas de divulgação

Além da divulgação nos buscadores, existem outras formas de divulgar um blog através de redes sociais, comentários em outros blogs, email marketing, criação de vídeos e outras tantas formas de divulgação.

É necessário estar atento as novas tendências que na Internet mudam em uma velocidade muito rápida. O que funciona hoje, amanhã pode já não surtir tanto efeito.

Servidor de hospedagem

Se você optar pelo WordPress, poderá ser necessário aprender algumas coisas relacionadas a hospedagem onde o blog será armazenado, como é o caso de publicação de arquivos e de criação de banco de dados.

Existem algumas empresas de hospedagem que oferecem seus planos de hospedagem já com o WordPress instalado, como é o caso da Zooming, o que torna o procedimento bem mais fácil, no entanto eu recomendo que procure ir aprendendo como trabalhar com estas coisas, pois um dia pode ser necessário.

Edição de imagens

Mesmo que seja para adicionar em um post em seu blog, pode ser que seja necessário trabalhar alguma imagem para que ela se encaixe perfeitamente como conteúdo, portanto ter algum conhecimento básico sobre editores de imagens pode ser necessário.

Alguns dos programas mais utilizados é o Corel Draw e PhotoShop, mas você também pode optar por versões gratuitas como o Gimp.

É preciso tempo

Como deu para perceber, para começar a ganhar algum dinheiro com um blog pode demorar algum tempo. Eu diria que entre 1 mês a 1 ano. Dependendo muito do nicho, da qualidade de seus artigos, da oferta e procura, entre outros fatores que podem influenciar.

Portanto, se você está precisando de dinheiro rápido, recomendo que procure por um emprego e que mantenha o trabalho com o blog em paralelo, pois dificilmente conseguirá ganhar dinheiro suficiente para se manter nos primeiros meses.

Como encontrar um nicho rentável

Existem alguns nichos que são mais rentáveis do que outros, o que pode ser explicado porque existe mais pessoas interessadas em anunciar nesse nicho e não naquele, criando uma grande procura, o que eleva o valor que aqueles anunciantes tem de desembolsar para poderem aparecer.

Para descobrir quais nichos são mais rentáveis e que você possa estar trabalhando, você pode utilizar o Google Adwords, que é um serviço oferecido pelo Google em que anunciantes podem descobrir palavras-chave para anunciar na rede Google Adsense.

Apesar de ser voltada para anunciantes, você também pode utilizar a ferramenta para fazer comparações entre palavras-chave para descobrir a concorrência entre os anunciantes, além do volume de pesquisas e do valor médio do lance.

pesquisa-no-adwords

Basicamente, quanto maior for o volume de pesquisas, maior a concorrência entre os anunciantes e maior for o lance sugerido, mais chances você tem de ganhar dinheiro dentro do nicho.

É claro que se optar por um nicho muito bom, poderá ter certeza de que haverá uma grande concorrência entre criadores de conteúdo, o que pode tornar mais difícil se destacar dentro do nicho.

Qual a melhor plataforma para você criar seu blog

Para quem deseja criar um blog com o propósito de ganhar dinheiro, existem basicamente duas opções, a plataforma grátis oferecida pelo Google ou a versão instalável do WordPress que também é distribuída gratuitamente.

A escolha da plataforma que você deverá escolher terá impactos diferentes no futuro de seu blog, por isso vou falar um pouco sobre cada um deles para você escolher a melhor opção.

Blogger

Blog BloggerComo citei anteriormente, o Blogger é uma plataforma gratuita oferecida pelo Google, que permite criar um blog muito bom sem a necessidade de pagar nada, exceto pelo domínio que atualmente custa cerca de R$40 ao ano (uma micharia por mês).

Basta criar uma conta no Google ou usar uma conta já existente e preparar o seu blog para que ele esteja funcionando em poucos minutos.

A vantagem do Blogger é que a plataforma é totalmente gratuita. Você só tem que pagar pelo domínio se quiser.

As desvantagens é que ele não permite a instalação de plugins como acontece com o WordPress, o que limita um pouco as ferramentas disponíveis na plataforma. Além disso os templates não são tão bons quanto os do WordPress, além de conterem problemas no código em boa parte deles.

WordPress

wordpress logoJá o WordPress também é distribuído gratuitamente, porém apenas a versão que pode ser obtida em wordpress.org é que pode ser monetizada.

Acontece que assim como acontece com o Blogger, o WordPress também oferece uma versão pronta para uso, bastando apenas criar uma conta e fazer umas configurações para ter o blog funcionando, porém esta versão não pode ser monetizada, além de não permitir a instalação de novos templates e de plugins, o que torna o blog inviável para quem deseja ganhar dinheiro com ele.

Para ganhar dinheiro com um blog na plataforma WordPress, é necessário baixar o pacote de instalação no WordPress.org e instalar ele em uma hospedagem profissional.

A vantagem do WordPress instalado é que ele permite instalar infinitos plugins que adicionam funcionalidades extras ao blog, além de templates muito legais.

A desvantagem é que ele necessita de uma hospedagem profissional, o que sai por cerca de R$15 ao mês, além disso ele requer maior conhecimento técnico, pois certamente será necessário fazer alguma manutenção do blog vez ou outra.

Como otimizar seus ganhos

Depois de receber seus visitantes em seu blog, é necessário fazer com que eles gerem dinheiro para você, o que pode ser apenas ao visualizar um determinado banner, clicando em publicidades, comprando produtos ou contratando seus serviços.

Uma das principais formas de aumentar seus ganhos é adicionando publicidades em locais chamados “pontos quentes” na página, o que aumenta as chances de que os leitores notem a presença dos banners e assim converta em ganhos.

O próprio Google criou há algum tempo um gráfico que mostra os pontos que os leitores costumam olhar mais quando acessam uma página, o que tendem a aumentar a taxa de cliques

Pontos Quentes nas páginas

Os melhores pontos são o laranja escuro, seguido pelo amarelo e por último os espaços em branco, que recebem pouca atenção.

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com
Adicionar a favoritos link permanente.

5 Comments

  1. Ao se cadastrar para receber um brinde, a pessoa é direcionada para fazer download em outra página. Vc saberia me dizer o que é essa técnica? Como se chama?

  2. Olá Celso.
    Tenho lido suas dicas. Está sendo de grande valia.
    Adquiri um domínio pela webnode. Sou filiado ao hotmart e outros. PERGUNTA: Posso usar meu domínio para criar com o wordpress ou sou obrigado a permanecer com a webnode? Criei o site mid-arte.com voltado para desenho em geral em que tenho escrito algo sobre desenho, postado desenhos meus e anúncios referentes mas não estou gostando muito da forma de editoração da plataforma. Aguardo sua resposta. Obrigado.

    • Olá Manoel,
      Eu sei que é possível, mas eu mesmo nunca fiz isso. Uma vez uma pessoa me falou que ele precisou solicitar que o domínio fosse destravado no Webnode e então ele teve que transferir o domínio para outra empresa como o UOL Domínios.
      Acho que o melhor que você faz é entrar em contato com o suporte do Webnode para ver o que deve ser feito.

      Abraço!

  3. Valeu! Muito obrigado.
    Quando puder dê um pulinho no meu site e me mande sua opinião. Será bem aceita, com certeza. Sei que falta muito ainda no site pra ficar razoável, mas chego lá. Trabalho 12 horas, 6 dias por semana e falta tempo pra me dedicar.
    Grande abraço e parabéns pelo Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *