Como fazer backup no WordPress manualmente


Para quem não sabe, a alguns dias passei por um problema em um outro blog no qual perdi grande parte dos meus artigos e um grande número de comentários. Felizmente recuperei todos os posts, mas infelizmente perdi os comentários. Tirei como lição a obrigação de realizar backups frequentemente e hoje vou lhes ensinar como fazer o backup do WordPress manualmente, de modo que o mesmo que aconteceu comigo não aconteça com você também.

PORQUE FAZER BACKUPS?

Primeiro veremos porque fazer backups? Como criar um site é algo que nos leva a investir tempo e dinheiro no mesmo, você não iria querer perder tudo, não é mesmo? Vários problemas podem vir a acontecer com seu blog, jamais pense que só acontece com os outros. Veja alguns deles:

  • Seu  blog pode ser rackeado;
  • Pode instalar algum plugin com erro e acabar perdendo tudo;
  • Pode cometer algum erro no editor do blog;

Esses são apenas alguns exemplos de tudo que pode acontecer com seu blog mesmo que sem esperar. Agora pense só na cena: Você acorda todos os dias cedo para trabalhar na escrita de novos artigos de qualidade para chegar em um determinado ponto e perder tudo, sem mais nem menos. Você gostaria que isso acontecesse? Acredito que não, sendo assim acompanhe este tutorial de como fazer o backup no WordPress manualmente. Eu aconselho que faça o backup 1 vez por dia, ja que mesmo não postando todos os dias, voce poderá receber comentários todos os dias.

FAZENDO O BACKUP DO WORDPRESS MANUALMENTE

Acesse o Cpanel do seu blog (http://www.seublog.com/cpanel). Depois disso busque pela pasta “Backup Wizard”, como mostra na imagem abaixo:

backup wizard

Depois selecione a opção “Backup”, como na imagem abaixo:

backup wordpress

Agora basta escolher a opção de backup, eu aconselho que escolha “Full Backup”, que fará o backup de todos os arquivos do blog inclusive imagens, plugins, etc..

backup wordpress

Agora você terá que escolher para onde o backup será enviado. Pegue a imagem abaixo como exemplo, basta trocar o email para o seu e apertar em “Generate backup”.

backup wordpress

Após isso o backup ficará disponível para download logo acima. O último de baixo é sempre o ultimo backup feito. Geralmente o download não fica disponível na hora, sendo necessário fazer o mesmo processo depois de alguns minutos, porém ao invés de gerar mais um  backup, você apenas vai fazer o download do que gerou a pouco.

backup wordpress

VOCÊ TAMBÉM FAZ BACKUP PERIODICAMENTE?

Sobre Arlindo Armando

Sou um adolescente de 17 anos, estudante. Em minhas horas vagas escrevo para o Blog na Carteira e para o Criar Blog. Gosto de praticar esportes, nomeadamente futebol, e fazer academia.
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Arlindo, é muito importante realizar backups de nossos blogs. Já comentei este fato no Escola Sites e é um fator que deve ser levado a sério, caso contrário, muito trabalho pode ser perdido.

    Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *