Como escolher um bom domínio para o seu blog

wwwcriarblogcom

Um ítem que pode ter grande influência no sucesso de um blog nos mecanismos de buscas são as palavras-chave contidas no endereço URL do blog.

Isso acontece porque o indexador dos grandes buscadores como o Google, vasculham o blog em busca de palavras-chave presentes dentro do conteúdo, do template, mas também no endereço URL do blog.

Isso também é importante porque a maioria dos blogueiros e webmasters referem-se aos seus blogs utilizando as palavras contidas no endereço do blog como é o caso do www.criarblog.com ao qual eu me refiro como Criar Blog.

Isso leva o blogueiro a incluir estas palavras em diversos lugares do template e também dentro do conteúdo, melhorando o posicionamento das palavras em questão perante os mecanismos de busca.

Por isso é muito importante que o domínio escolhido para o blog contenha palavras relacionadas ao assunto que você deseja abordar no blog e que ao mesmo tempo elas sejam competitivas, ou seja, que elas sejam utilizadas pelas pessoas quando realizam pesquisas nos mecanismos de busca.

Mas como descobrir quais seriam as melhores palavras-chaves

Você pode descobrir palavras chaves para o seu site utilizando um serviço oferecido gratuitamente pelo Google chamado de Google Trends.

O Google Insights permite que você faça uma comparação de palavras ou termos para saber quais tem mais procura pelos internautas. Basta que você inclua as palavras que você acha que poderiam ter um bom posicionamento e fazer a comparação e escolher as que tem maior potencial de trazer visitantes.

Na imagem abaixo você pode conferir uma comparação entre os termos Criar Blog, Criar Blogs, Fazer Blog, Fazer Blogs.

Criar Blog, Fazer Blog
Clique na imagem para ampliar

Repare que os termos “Criar Blog” e “Fazer Blog” são mais utilizados pelas pessoas do que os termos “Criar Blogs” e “Fazer Blogs” (sim, a única diferença é o “S” no final da palavra).

Depois que descobrir quais são as melhores palavras-chave para o seu blog, visite um site de pesquisa de domínios e adquira o seu antes que alguém o faça.

Apostila SEO
Aproveite para baixar a apostila de otimização de blogs nos mecanismos de busca.

Baixar Arquivo

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com
Adicionar a favoritos link permanente.

6 Comments

  1. Olá…
    Gostaria de saber se, criando um blog no wordpress, posso registrar um domínio sem o nome “wordpress”, ou seja, ao invés do domínio ser “nome.wordpress.com”, utilizar apenas “nome.com”.
    a propósito, parabéns pelo blog… muito interessante…
    forte abraço…
    adauri almeida

    • Adauri,
      Você pode utilizar domínios próprios, porém o WordPress.com cobra uma taxa anual para você poder utilizar o seu domínio. Você teria que pagar a taxa do domínio + a taxa do WordPress.com

      Abraço!

  2. Olá Celso…
    Gostaria de criar um blog “wodpress” com domínio pago…
    baixei o wordpress, mas estou com dificuldades pois não entendo muito (mySQL, domínio, hospedagem…).
    Poderia enviar pra mim um passo-a-passo???
    forte abraço!!!
    Adauri Almeida

  3. Celso:

    Li em 2 blogs que domínios que tem “blog” no nome, são bloqueados em empresas, escolas, faculdades, etc.
    O seu é um exemplo, já que tem “blog” no nome.
    Pergunto, porque pretendo adquirir um domínio próprio com “blog” no nome, mas tendo em vista essa informação, fiquei preocupado.
    Vi essa informação em http://www.gfsolucoes.net/gustavo/blogosfera/campanha-diga-nao-ao-bloqueio-de-blogs/
    Se puder me ajudar, agradeço.
    Fico no aguardo

    Celso Sponholz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *