Como Conseguir Anunciantes para o seu Blog

vender publicidade

Ganhar dinheiro, esta é uma das palavras mais ditas no mundo dos blogs, se não a que é mais repetida entre todas as outras. É o que buscam muitos blogueiros ao começar um blog, ou mesmo aqueles que ja possuem um. Hoje vou lhe ajudar a monetizar um projeto através da publicidade. Vender espaços para outros projetos em seu blog é um meio bem bacana de monetizar um projeto, porém, colocar um espaço a venda é relativamente fácil, o difícil mesmo é encontrar quem esteja disposto a comprar o espaço. Vou aqui passar algumas dicas para que não tenha mais dificuldades em encontrar anunciantes.

TENHA ESPAÇOS ATRATIVOS

O primeiro passo para ganhar dinheiro com seu projeto é decidir onde serão distribuídos os banners de quem for anunciar. Ter espaços bem definidos, e principalmente atrativos, é algo realmente muito importante quando pensamos em vender um espaço em nosso blog. Existem várias opções que não poluem visualmente seu projeto, e que possuem um bom retorno para quem anuncia. Eu considero que os melhores espaços são: Ao lado do logotipo do blog (468×60 / 728×90), na sidebar (300×250 / 250×250 / 200×200), no começo de cada artigo (idem aos da sidebar), final dos artigos (idem a sidebar) e ainda acima de todos os artigos (468×60). Espaços é o que não falta e cada um tem um grau maior e menor de retorno para o anunciante. Tenha definido onde são os espaços mais atrativos para o anunciante e já será mais fácil consegui-lo.

ESTATÍSTICAS

Este é sem dúvidas um dos pontos principais para se conseguir novos anunciantes, se não o mais importante. Ter grandes números se torna importante quando pensamos em vender espaço em nosso projeto, pois os números que temos expressam o quão grande pode ser o nosso público e quanto maior for o público, maior o interesse dos anunciantes. Quando eu digo em ter grandes estatísticas, me refiro não somente, mas principalmente a pagina de fãs e RSS Feed, sendo o segundo o mais importante. Existem blogs com mil subscritores que possuem 10 mil visitas diárias, mas são exceções. A fidelização dos leitores através da subscrição é muito importante, principalmente para atrair anunciantes. Funciona como um imã, quanto maior o número de subscritores e fãs, mais forte é o imã.

TENHA UM MEDIA KIT BEM FEITO E ATUALIZADO

É normal que quanto mais o tempo passa, nossos números só tendem a melhorar, sendo assim, tenha um media kit atualizado, por favor. Eu conheço blogs que possuem números muito bons, mas que o media kit ainda esta com os números antigos. Esse é um fator que muitas vezes pode atrapalhar. Também é importante que ele seja bonito, bem feito. Eu comparo um media kit a produção de um ebook, tem que ser investido algo ao fazer o mesmo, seja tempo para deixá-lo bonito, seja dinheiro para pagar a um designer para fazer o trabalho. A imagem cativa o anunciante e o faz ter interesse em comprar o espaço.

PREÇOS JUSTOS!

Outro fator importante é que sempre devemos ter preços justos para a venda dos espaços em nossos blogs. Cada espaço tem um grau que conversão, sendo assim, quanto maior a conversão, maior o preço que deve ser cobrado. O que eu aconselho é que cobre valores relativos a concorrência. Analise as visitas dos concorrentes e quais os preços cobrados em cada espaço, em cima disso faça seu preço. Não cobre muito acima, caso contrário vai espantar os anunciantes, mas não cobre tão barato, assim vai atraí-los, mas não será satisfatório para você.

Leitura recomendada “Como vender e quanto cobrar pelo seu espaço publicitário“.

QUAL SUA ESTRATÉGIA PARA ATRAIR ANUNCIANTES?

Sobre Arlindo Armando

Sou um adolescente de 17 anos, estudante. Em minhas horas vagas escrevo para o Blog na Carteira e para o Criar Blog. Gosto de praticar esportes, nomeadamente futebol, e fazer academia.
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Olá Arlindo,

    Muito seu artigo parabéns.
    Todos os pontos que você citou são primordiais para conseguir bons anunciantes. Sem dúvida a tarefa de se conseguir anunciantes não é nada fácil.
    O conteúdo de qualidade mais o visual profissional do blog juntamente com todos pontos que você descreveu contribuem muito para conseguir anunciantes.

    Abraços, Elias Quintão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *