Corrigir links quebrados – Broken Link Checker

broken links 2

Olá leitores do Criar Blog, este é o meu segundo artigo aqui para o blog. No primeiro eu me apresentei e informei sobre as mudanças ocorridas. Hoje vamos começar de fato nos focar na criação de sites e blog de grande sucesso, afinal é isso que todos nós buscamos diariamente, não é?

Links quebrados são grandes inimigos de qualquer blogueiro, podendo atrapalhar bastante a vida de qualquer um deles. Um link pode estar quebrado devido a diversos fatores:

  • O blog referido não se encontra mais ativo
  • A página do blog referido foi excluído
  • O afiliado não esta mais funcionando
  • O link já estava quebrado desde o inicio por um erro seu

São várias as possibilidades para se ter alguns links quebrados em seu blog ou website. Como sabemos, link building é uma importante estratégia para manter um leitor por mais tempo dentro do blog aumentando a autoridade dos links com o Google. Porém, existem blogs que já possuem algumas centenas de artigos e isso torna a tarefa de encontrá-los um a um, uma tarefa completamente desmotivante. Assim, hoje venho lhe apresentar um plugin fantástico para identificação e solução dos links quebrados.

Infelizmente para quem utiliza serviços de criação de blogs e sites como o Blogger, o Webnode, o Tumblr, o Wix, ou qualquer outro, não terão acesso a essa ferramenta, sendo assim necessário que crie um blog através da plataforma de criação wordpress.org.

BROKEN LINK CHECKER

Acesse o painel de controle do seu blog WordPress e vá em Plugins>Adicionar Novo. Agora pesquise por “broken link Checker” e instale o primeiro plugin que aparecer na lista, como na imagem:

plugin broken link checker

Agora vá em plugins>instalados,  procure pelo plugin que você acabou de instalar. Note que ele ainda não esta ativado, por isso faça-o agora.

CONFIGURANDO O PLUGIN

Para configurar o plugin depois de instalado e ativado basta que você vá em configurações>link checker e logo vai abrir uma pagina onde você poderá configurar o plugin. Veremos o que cada opção faz.

GENERAL

  • Status: Mostra os links quebrados que ainda estão ativos no blog
  • Check each link: Aqui você configura de quantas em quantas horas o plugin irá fazer a verificação no blog em busca de links quebrados
  • Email notifications: a primeira opção é para que o administrador do blog (você) receba um email quando um link quebrado for encontrado. A segunda é para notificar também os outros autores do blog.
  • Link tweaks: deixe apenas a primeira opção marcada.

LOOK FOR LINKS IN

  • Look for links in: marque onde você quer que o plugin verifique os links quebrados
  • Post statuses: marque qual o status dos posts que você quer que o plugin verifique os links quebrados

[wp_campaign_1]

WHICH LINK TO CHECK

  • Links type:  marque as duas primeiras opções para que o plugin verifique os links normais e também os links dentro das imagens dos artigos.

PROTOCOLS E API’S

  • Check links using: Marque somente a primeira opção

ADVANCED

  • Aqui apenas aconselho a mexer casa tenha um conhecimento mais avançado acerca do plugin.

 

ARRUMANDO OS LINKS QUEBRADOS

Para encontrar os links que estão quebrados basta que você vá em Ferramentas > Broken Link. Na próxima página você poderá ver todos os links quebrados que foram encontrados e poderá optar por 3 opções: Edit URL (você pode editar a URL para uma que seja válida), Unlink (retirar o link, porém o texto continua intacto) ou Not Broken (as vezes o plugin pode se enganar e mostrar um link correto como quebrado. Basta escolher esta opção para dizer que o link esta correto).

VOCÊ UTILIZA ESTE PLUGIN? COMO ENCONTRA OS LINK QUEBRADOS DO SEU BLOG?

Sobre Arlindo Armando

Sou um adolescente de 17 anos, estudante. Em minhas horas vagas escrevo para o Blog na Carteira e para o Criar Blog. Gosto de praticar esportes, nomeadamente futebol, e fazer academia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *