Aweber – Ferramenta para Email Marketing

Email Marketing Aweber

Uma das estratégias de divulgação que eu venho utilizando é o de email marketing que vem me trazendo ótimos resultados, com o envio das novidades do blog, promoções e outras dicas exclusivas. Para gerenciar minha lista de emails, eu optei pelo sistema do Aweber, que embora eu só tenha implantado este sistema aqui no Criar Blog recentemente, eu já venho utilizando ele no Criar Sites há algum tempo.

Alguns dos motivos que me levaram a utilizar o Aweber foram:

Cadastro de leitores

O cadastro de novos leitores pode ser feito diretamente no blog através de um pequeno formulário como o que está localizado no menu de navegação deste blog ou pela popup que aparece paras os meus leitores vez ou outra com o formulário de cadastro.

Você tem a opção de oferecer o cadastro com um pedido de confirmação, ou seja, para que o leitor passe a receber seus emails, será necessário que ele confirme que realmente deseja receber os seus boletins em um email que é enviado após o leitor inserir os dados na caixa de cadastro.

A outra opção seria oferecer a participação sem a necessidade de confirmação, no entanto essa prática não é recomendada, já que sua taxa de spam pode aumentar porque muitas pessoas podem nem se lembrar de que um dia se cadastraram na sua lista (acredite, isso acontece com frequência).

Descadastramento automático

Todas as pessoas que estejam cadastradas em sua lista de email terão a opção de ser retirada da lista. Bastando clicar em um link que fica localizado no rodapé dos emails enviados.

Estatísticas

Após o envio de cada email, você tem acesso as estatísticas de aproveitamento, como o número de emails que foram entregues, número de emails que foram abertos, reclamações e cliques feitos nos links contidos nos emails.

estatísticas dos broadcasts

O Aweber também exibe estatísticas gerais, como número de leitores cadastrados/descadastrados, número de emails abertos por dia e mês.

Várias listas por conta

Ele permite criar várias listas para serem implantadas em diferentes categorias ou diferentes sites, o que é ótimo para segmentação e melhor aproveitamento. Você poderia por exemplo criar diferentes listas com base nas categorias do seu blog e assim enviar emails diferentes de acordo com o interesse de cada lista.

Nível do Spam

Os serviços de email gratuito como o Hotmail e Gmail possuem filtros antispam. Por isso o Aweber exibe o nível de spam que o email tem, mostrando onde está o problema e o que pode ser feito para diminuir esse nível.

Desta forma seus emails terão mais chances de serem enviados diretamente para a caixa de entrada do leitor.

Blog BroadCast

Para os blogueiros este é um recurso muito interessante, pois permite enviar as atualizações para os assinantes das listas automaticamente através do que é publicado no seu endereço Feed.

O que este recurso faz é pegar o último ou os últimos posts publicados em seu blog e enviá-los assim que o número de posts especificado por você seja atingido.

Filtros

Uma das grandes vantagens do Aweber em relação a concorrência é o seu ótimo sistema de filtros que permite filtrar sua lista de diversas formas, como descobrir as pessoas que não estão abrindo os seus emails, que não estão clicando, por região, data da assinatura e muito mais.

Isso ajuda a eliminar pessoas que não estão interessadas nos seus boletins e assim pagar mais barato, assim como permite segmentar sua lista a fim de atingir apenas o público certo.

Conclusões
Todos estes recursos que fazem do Aweber o melhor sistema de boletim de novidades tem um custo a altura. O plano mais barato sai por $19.00 por mês e permite o cadastro de até 500 emails. Outro problema é que o sistema está em Inglês, o que me levou a criar um pequeno guia para orientar os visitantes durante o processo do cadastro.

Mas se você tem um blog com atualizações frequentes ou um comércio virtual, o uso de um boletim como estratégia de marketing é essencial para manter seus visitantes/clientes sempre retornando ao site e ou lembrando da marca. O Aweber é minha recomendação.

>> Acesse o Aweber e comece sua campanha de Email Marketing <<

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *