A importância dos (seus) comentários para fidelizar e conseguir novos visitantes

comentarios no blog
Os comentários são poderosos meios de interação entre os leitores e o autor. Aliás, as vezes entre os próprios leitores, quando estes discutem entre si.

Mas há outras formas de aproveitar os comentários para atrair visitantes para seu blog. E também para fidelizá-los. Veja como.

A utilidade dos comentários

Os comentários servem para interação. Quando você escreve um artigo, uma forma dos leitores se manifestarem é justamente através dos comentários.

Existem outras formas, como as redes sociais, mas os comentários ainda são os mais comuns. Isso porque as redes sociais ainda são mais utilizadas para compartilhar, dividir links, sem manifestação direta.

Como utilizar os comentários para fidelizar visitantes

Se você escrever um artigo de qualidade é fácil atrair comentadores. Entretanto, apenas responder “friamente” não é suficiente para fidelizar o visitante, fazendo-o voltar várias outras vezes para visitar seu blog.

Quando for responder um comentário é muito importante ter carisma, tratando-o como um amigo. Um grande segredo é transformar os comentários em verdadeiras conversas, afinal, quem não gosta de uma boa conversa?

Fazendo isso, os visitantes se sentirão “em casa” e com certeza voltarão a entrar no seu site. Depois, é só questão de tempo para que se torne um visitante assíduo.

Use seu carisma para conquistar o visitante!

Como utilizar os comentários para atrair visitantes

É comum os blogueiros visitarem outros blogs, seja do mesmo nicho ou não. Nessas nossas visitas também é comum deixar uns comentários, afinal, também somos visitantes.

Para atrair novos visitantes é preciso deixar comentários inteligentes e bem construídos para atrair a atenção de quem ler e despertar a curiosidade de acessar seu site.

Fazer amizades através de comentários também é outra “arma” que podemos utilizar. Para isso, sempre deixe um comentário nos blogs que costuma acompanhar e procure sempre responder os comentários que outros visitantes também deixam, isso irá criar essa amizade virtual que pode gerar bons frutos para seu blog.

Conclusão

A interação entre blogueiro e visitante é fundamental para criar um laço forte o suficiente para que o visitante sempre retorne. Aproveite esse espaço no seu blog e em outros blogs para fazer o seu crescer.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Webmaster e Blogueiro profissional. Desenvolvedor do CriarSites.com
Adicionar a favoritos link permanente.

4 Comments

  1. Pingback:Consiga mais visitantes permitindo Guest Posts no seu blog | Help No Blog

  2. Pingback:Seja esperto: comente em outros blogs | Help No Blog

  3. Pingback:O que eu ganho escrevendo Guest Posts? | Criar Sites

  4. Pingback:O que eu ganho escrevendo Guest Posts? – Novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *